Salmos

 
Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa, e não desprezeis o clamor de quem vos busca. (Sl 73, 20-23)
 
Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe. (Sl 15, 5-6)
 
Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais. (Sl 69,2-6)
 
Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. (Sl 67, 6-7.36)
 
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum de seus favores. (Sl 102,2) 
 
É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrífício, e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. (Sl 53, 6.8)
 
O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem. (Sl 110, 4-5)

Mas eu, confiado na vossa justiça, contemplarei a vossa face; ao despertar, saciar-me-ei com a visão de vosso ser. (Sl 16,15) 
O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre. (Sl 102,17)
 
Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor e, de geração em geração, anunciarei a vossa verdade. (Sl 88,2)
 
Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe! (Sl 15,5-6)
 
Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos. (Sl 47,10-11) 
 
Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio. (Sl 33,9)
 
Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos, suas maravilhas! Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor. (Sl 95,3-4)

Sois o meu Deus, venho agradecer-vos. Venho glorificar-vos, sois o meu Deus.(Sl 117,28)
Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)
 
O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu Ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos. (Sl 27,8-9)
 
Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu Salvador! (Sl 26,7.9)
 
O homem de coração puro e mãos inocentes é digno de subir à montanha do Senhor e de permanecer em seu santuário. (Sl 23, 4.3)
 
Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu Salvador! (Sl 26, 7.9)
 
Deus nos dê sua graça e nos abençoe, faça brilhar sobre nós a sua face; seu caminho será conhecido sobre a terra, e a salvação em todas as nações. (Sl 66, 2-3)
 
Senhor, vós saciais o mundo inteiro com os frutos da vossa criação: fazei a terra produzir o pão, e o vinho que alegra o coração do homem. (Sl 103,13-15)
 
O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles quem vacilam e sucumbem.  (Sl 26,1-2)
 
Meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez. (Sl 12,6)
 
Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria. (Sl 32, 11.19)
 
Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados. (Sl 24,16.18)
 
Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me. (Sl 16,6)
 
Vinde e escutai, todos os que temeis a Deus, e eu vos direi tudo o que o Senhor fez por mim. (Sl 65,16)
 
O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. (Sl 17,19-20)

Iluminai meus olhos com vossa luz, para eu não adormecer na morte, para que meu inimigo não venha a dizer: Venci-o; e meus adversários não triunfem no momento de minha queda, eu que confiei em vossa misericórdia. Antes possa meu coração regozijar-se em vosso socorro! Então cantarei ao Senhor pelos benefícios que me concedeu. (Sl 12,5-6)
Possa meu coração regozijar-se em vosso socorro! Então cantarei ao Senhor pelos benefícios que me concedeu. (Sl 12,6b)
Feliz todo aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos. Viverá do trabalho de suas mãos, para sua felicidade e bem-estar. (Sl 127,1-2) 
 
Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face. (Sl 104,3-4)

O Senhor é meu pastor, nada me falta; em verdes pastagens me faz repousar. Ele me leva até águas tranquilas e refaz as minhas forças. (Sl 22,1-2)

Quem habitará, Senhor, em vossa casa, ou repousará no vosso monte santo? Aquele que caminha na perfeição e pratica a justiça. (Sl 14,1-2)

Minha alma anseia até desfalecer, pelos átrios do Senhor; meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo! (Sl 83,3)

O Senhor é misericórdia e clemância, indulgente e cheio de amor. O Senhor é bom para com todos, misericordioso para todas as suas criaturas. (Sl 144,8-9)

Provai-me, ó Deus, e conhecei meus pensamentos: vede se ando pela vereda do mal e conduzi-me no caminho da eternidade. (Sl 138,23-24)

Felizes aqueles cuja vida é pura, os que andam na lei do Senhor! (Sl 118,1)

Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação. (Sl 37,22-23)

Iluminai meus olhos, Senhor, guardai-me do sono da morte. Que meu inimigo não possa dizer: triunfei sobre ele. (Sl 12,4-5)

Narrarei, Senhor, as vossas maravilhas, em vós me alegro e exulto; cantarei o vosso nome, Deus Altíssimo! (Sl 9,2-3)

A lei do Senhor é perfeita, conversão para a alma. O testemunho do Senhor é verdadeiro, sabedoria para os simples. (Sl 18,8)

Lembrai-vos de vossa misericórdia e de vosso amor, pois são eternos. Nossos inimigos não triunfem sobre nós; libertai-nos, ó Deus, de toda angústia. (Sl 24,6.3.22)

Quando chamei por vós, me respondestes, ó Deus, minha justiça! Soubestes aliviar-me na angústia; tende piedade de mim, atendei à minha prece! (Sl 4,2)

Como os olhos dos servos estão voltados para as mãos de seu senhor, assim os nossos, para o Senhor nosso Deus, até que se compadeça de nós. Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós! (Sl 122, 2-3) 

Atendei-nos, Senhor, na vossa grande misericórdia; olhai-nos, ó Deus, com toda a vossa bondade. (Sl 68,17)

Clamei pelo Senhor, e ele me ouviu: salvou-me daqueles que me atacam. Confia ao Senhor os teus cuidados, e ele mesmo te há de sustentar. (Sl 54,17-20.23)

Criai em mim um coração puro, meu Deus, renovai em minha vida o espírito de firmeza. (Sl 50,12)

Deus nos dê sua graça e nos abençoe, faça brilhar sobre nós a sua face; seu caminho será conhecido sobre a terra, e a salvação em todas as nações. (Sl 66,2-3) 

Muitas são as tribulações dos justos, mas Deus os livrará de todas. Ele guarda todos os seus ossos, nem um só será partido. (Sl 33,20-21)

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vosos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor. (Sl 105,47)

Recebemos, ó Deus, a Vossa misericórdia no meio de Vosso templo. Vosso louvor se estende, como o Vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em Vossas mãos. (Sl 47,10-11)

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo. (Sl 95,1.6)

Que toda terra se proste diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4)

O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios de nosso Deus. (Sl 91, 13-14)

Em vós está a fonte da vida, e é na vossa luz que vemos a luz. (Sl 35,10)

Para os retos de coração surgiu nas trevas uma luz: o Senhor cheio de compaixão, justo e misericordioso. (Sl 111,4)

O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus. (Sl 36, 30-31)

Vinde Senhor que estais acima dos querubins; mostrai-nos a vossa face, e seremos salvos. (Sl 79,4) 

Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre. (Sl 118, 151-152)

Para mim só há um bem: é estar com Deus, é colocar o meu refúgio no Senhor. (Sl 72,28)

O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos os que se voltam para ele. (Sl 84,9)

O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre. (Sl 102,17)

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. (Sl 22,1-2)

Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós, felicidade sem limites! (Sl 15,11)

Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22-23)

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, e reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebrem o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor. (Sl 105,47)

Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. (Sl 33,9)

Que retribuirei ao Senhor por todo o bem que me fez? Tomarei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor. (Sl 115,12-13)

Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face. (Sl 104,3-4)

Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe! (Sl 15,5-6)

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me. (Sl 16,6.8)

Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor, não falta nada. (Sl 33,11)

Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel. (Sl 129,3-4)

Muitas são as tribulações dos justos, mas Deus os livrará de todas. Ele guarda todos os seus ossos, nem um só será partido. (Sl 33,20-21)

Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos, as suas maravilhas! Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor. (Sl 95,3-4)

Como a corça que suspira pelas águas da torrente, assim minha alma suspira por vós, Senhor. Minha alma tem sede do Deus vivo. (Sl 41,2-3)

Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira, igualmente, minha’alma por vós, ó meu Deus! Minha alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo! (Sl 41,1-3)

Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos, suas maravilhas! Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor. (Sl 95,3-4)

Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro. (Sl 85,1-3)

Espera no Senhor, age retamente e habitarás a terra. Confia e serás apascentado. Coloca no Senhor a tua alegria e ele atenderá os desejos do teu coração. (Sl 36,3-4)

Considerai, Senhor, vossa aliança, e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa, e não desprezeis o clamor de quem vos busca. ( Sl 73, 19-23)

Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe. (Sl 15,5-6)

Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vois sois o meu socorro e o meu libertador, Senhor, não tardeis mais. (Sl 69,2-6)

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum de seus favores! (Sl 102,2)

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. (Sl 67,6-7.36)

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum de seus favores. (Sl 102,2)

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício, e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. (Sl 53,6.8)

O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem. (Sl 110,4-5)


Salvai-nos, Senhor nosso Deus, e reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebrem o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor. (Sl 105,47)

Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória. (Sl 16,15)

Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! (Sl 33,9)

Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor e, de geração em geração, anunciarei a vossa verdade. (Sl 88,2)

Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe! (Sl 15,5-6)

Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele seu refúgio! (Sl 33,9)

O justo se alegra com o vosso poder e exulta com a vossa salvação, pois realizastes o seu desejo. (Sl 20,2-3)

O Senhor abriu as portas dos céus, fez chover maná para alimentar seu povo; deu-lhes o pão do céu, e o homem se nutriu com o pão dos Anjos. (Sl 77,23-25)

Vós sois o meu Deus e eu vos dou graças; vós sois o meu Deus e eu vos exalto: eu vos dou graças porque sois o meu Salvador. (Sl 117,28)

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu Ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos. (Sl 27,8-9)

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixes; não me abandones, ó Deus, meu Salvador! (Sl 26,7.9)

O homem de coração puro e mãos inocentes é digno de subir à montanha do Senhor e de permanecer em seu santuário. (Sl 23,4.3)

Senhor, vós saciais o mundo inteiro com os frutos da vossa criação: fazeis a terra produzir o pão, e o vinho que alegra o coração do homem. ( Sl 103,13-15)

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixes. Não me abandoneis, ó Deus, meu Salvador! (Sl 26,7.9)

Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos, suas maravilhas! Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor. (Sl 95,3-4)

Meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez. (Sl 12,6)

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem temerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem. (Sl 26,1-2)

Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados. (Sl 24,16.18)

Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me. (Sl 16,6)


Vinde e escutai, todos os que temeis a Deus, e eu vos direi tudo o que o Senhor fez por mim. (Sl 65,16)

O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. (Sl 17,19-20)

Meu coração, por vosso auxílio, rejubile e que eu vos cante pelo bem que me fizestes. (Sl 12,6)

Celebrai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria; entrai exultando em sua presença. (Sl 99,2)

Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra o seu refúgio. (Sl 33,9)

Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos. (Sl 17,50;21,23)

Que o vosso louvor transborde de minha boca; meus lábios exultarão cantando de alegria. (Sl 70,8.23)

Feliz todo aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos. Viverá do trabalho de suas mãos, para sua felicidade e bem estar. (Sl 127,1-2)

Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus. (Sl 67,8-9.20)

Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos. (Sl 17,50;21,23)

Não me deixeis, Senhor, à mercê de meus adversários, pois contra mim se levantaram testemunhas falsas, mas volta-se contra eles a sua iniquidade. (Sl 26,12)

Acusai, Senhor, meus acusadores; combatei aqueles que me combatem! Tomai escudo e armadura, levantai-vos, vinde em meu socorro! Senhor, meu Deus, força que me salva! (Sl 34,1-2;139,8)

Não oculteis de mim a vossa face, na hora em que a angústia me invadir; inclinai para mim o vosso ouvido, no dia em que vos chamar, respondei-me. (Sl 101,3)

Tende piedade de mim, Senhor, a angústia me oprime. Libertai-me das mãos dos inimigos e livrai-me daqueles que me perseguem. Não serei confundido, Senhor, porque Vos chamo. (Sl 30, 10.16.18)

Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; Vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento me salvais. (Sl 17,48-49)

Espera no Senhor e sê corajoso! Fortifique-se teu coração; espera no Senhor! (Sl 26,14)

Salvai-me, ó Deus, por vosso nome, libertai-me por vosso poder. Deus, ouvi a minha oração e escutai as palavras que vos digo. (Sl 53, 3-4)

Louvai o Senhor, povos todos, grande é o seu amor para conosco! (Sl 116,1-2)

Aquele que caminha na perfeição e pratica a justiça habitará na casa do Senhor. (Sl 14,1-2)

Felizes aqueles cuja vida é pura, os que andam na lei do Senhor! (Sl 118,1)

Vós me ensinareis, Senhor, o caminho da vida: perfeita é a alegria em vossa presença. (Sl 15,11)

O Senhor é meu pastor, nada me falta; em verdes pastagens me faz repousar. Ele me leva até águas tranquilas e refaz as minhas forças. (Sl 22,1-2)


Livrai-me, Senhor, das minhas aflições, vede minha miséria e minha dor; perdoai todos os meus pecados. (Sl 24, 17-18)

A lei do Senhor é perfeita, conversão para a alma. O testemunho do Senhor é verdadeiro, sabedoria para os simples. (Sl 18,8)

Iluminai meus olhos, Senhor, guardai-me do sono da morte. Que meu inimigo não possa dizer: triunfei sobre ele. (Sl 12. 4-5)

Provai-me, ó Deus, e conhecei meus pensamentos: vede se ando pela vereda do mal e conduzi-me no caminho da eternidade. (Sl 138, 23-24)

O Senhor é misericórdia e clemência, indulgente e cheio de amor. O Senhor é bom para com todos, misericordioso para todas as suas criaturas. (Sl 144,8-9)

Minha alma anseia até desfalecer, pelos átrios do Senhor; meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo. (Sl 83,3)