Novena de Natal

Novena de Natal
(com o Pe. Eduardo Dougherty)


Terminada a novena, pronta para a grande festa da Natividade de meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, quero lembrar que confiar em Deus e tê-lO como Senhor não é abandonar as responsabilidades deste mundo, mas deixar que Ele vá à nossa frente conduzindo e direcionando nossa vida. Viver sob o senhorio de Jesus é aprender a olhar as pessoas ao nosso redor com o mesmo olhar de amor de Jesus.
Elevo aos céus minhas orações, pedindo um abençoado Natal, para os que passaram por aqui ainda que no anonimato e também para os que nenhuma importância deram por se preparar para o Natal. Que o Menino Jesus toque cada coração e os converta.

Feliz Natal!
Paz, Luz e Harmonia em todos os dias de 2014!

~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~


9º dia: Ó vinde, adoremos!

Chegamos ao nono e último dia da novena de Natal. Hoje celebramos, com alegria e muita emoção, o Nascimento de Jesus e a Salvação que vem ao nosso encontro neste Natal.

Pai, me prostro diante de Ti para agradecer; Jesus, me prostro diante de Ti para adorar; Espírito Santo, me prostro contigo para louvar e bendizer!

Jesus, o Filho de Deus, entra na história para mudar a nossa história. É simplesmente maravilhoso este momento privilegiado que vivenciamos todos os anos: reconhecer que sem Jesus Salvador nada somos e nada podemos. Sim... sem Jesus nada sou e nada posso! É o momento de elevar meu coração e meu pensamento em agradecimento, louvor e adoração ao Pai que, além de me criar com tanto amor ainda me dá Jesus, Seu Filho e meu Senhor, e o Espírito Santo, que me consola e conduz na caminhada rumo à eternidade feliz junto de Seu amor infinito.


Jesus, prostrada diante de Tua divindade escondida neste Corpinho frágil de recém-nascido, vim Te adorar. O Teu Santo Espírito, presente em mim, me conduz a uma profunda e sincera adoração. Jesus, Emanuel, Deus Conosco, Salvador, a Ti rendo meu corpo e minha alma; graças Te dou, Senhor Jesus, por Te tornares humano e vires ao mundo para salvação de todos; graças Te dou por seres misericordioso e amoroso comigo; graças Te dou por me dares a chance de chamar Teu Pai de meu Pai. A Ti, Jesus, toda honra, toda glória e todo louvor, hoje e para sempre. Amém!

~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~

8º dia: Aprendendo a adorar!

Oitavo e penúltimo dia da novena... desde o início estamos preparando o coração para receber dignamente o Salvador Jesus e quem melhor pode prepará-lo é o Espírito Santo. Hoje invocamos sobre nós o poder e a força do Espírito de Deus e, assim agindo, receberemos dEle uma transformadora efusão, porque Deus sempre cumpre o que promete e, mais uma vez, cumprirá em nossa vida Sua Palavra de Amor.
O que posso fazer para ser cada dia mais entregue ao Espírito Santo?

É preciso pedir e, eu, suplico a Deus Pai que me conceda a efusão do Santo Espírito de tal modo que transforme todo o meu ser e me faça nova criatura em Jesus; que a partir de hoje eu me santifique e me transforme radicalmente, concedendo-me todos os dons, um a um, para que essa mudança de vida seja realmente completa. Que a promessa de Deus se cumpra em minha vida e na vida de meus familiares neste Natal.

Deus Pai, em nome de Jesus, Seu Filho amado, enviado ao mundo para me salvar, e pela força do Espírito Santo, abençoe-me e guarde-me em Seu amor, protegendo minha família e amigos de todo mal. Amém!

~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~


7º dia: Tomar posse da promessa!

Sabemos que Deus sempre cumpre Sua promessa. Hoje, 7º dia da novena, refletiremos como devemos receber a promessa de Deus em nossa vida e em nosso coração, para que sejamos verdadeiramente transformados neste Natal.  
Deus é absolutamente fiel, se nos promete enviar Seu Espírito de Amor através de Jesus, certamente o fará. Porém, Deus respeita a nossa liberdade, Ele nos dá vários sinais de amor para aceitarmos Seu plano, Suas promessas, Sua salvação. Ele continua esperando a nossa resposta de acolhimento ao Seu infinito amor. Tenhamos a coragem de dar este passo na fé e nos entreguemos, de corpo e alma, nos bracinhos abertos do Menino Jesus que já vai chegar. Advento é momento oportuno para nos entregarmos sem restrição ao amor de Deus.

Temos feito esta entrega a Deus?
Eu, desde que consciente fiquei do amor incondicional de Deus por mim, a Ele entreguei minha vida e minha alma e desde então, as bênçãos inundam a minha vida.
Os frutos do Espírito Santo são caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança; as pessoas que convivem comigo têm reconhecido os frutos do Espírito em meus atos e gestos?
Humana e pecadora como sou, muitas vezes me vejo limitando o poder de Deus em minha vida e tenho muito a que pedir paciência, temperança e brandura. Peço a Deus que me ajude a acolher os frutos do Espírito sem restrições.

Deus Pai, em nome de Jesus, Seu Filho amado, enviado ao mundo para me salvar, e pela força do Espírito Santo, abençoe-me e guarde-me em Seu amor, protegendo minha família e amigos de todo mal. Amém!

~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~

6º dia: A promessa do Pai!

No 6º dia da novena, nos chega mais uma boa notícia: Deus sempre cumpre o que promete! Sua fidelidade é para sempre, Sua misericórdia não tem limites e Seu amor é eterno!
Deus nos ama apesar de sermos pecadores e para nos salvar, envia Jesus, Seu Filho amado; envia também, através de Jesus, o Espírito Santo. Este Espírito Consolador é oferecido e concedido a todos de boa vontade que O invoca e clama Sua vinda com humildade e sinceridade. Ele vem para agir em nosso meio; Ele vem para transformar a face da terra.
A promessa de Deus sempre nos inclui, mas é preciso que estejamos dispostos a incluirmos esta promessa de amor em nossa vida.
Temos pedido e buscado o Espírito Santo?

Eu creio que, através do Batismo, nos tornamos templos do Espírito Santo e tenho procurado viver de acordo com essa crença. Confio que Deus sempre cumpre a Sua Palavra, peço e busco constantemente a Sua graça. Sou grata a Deus por me incluir em Sua promessa de amor e peço ao Espírito Santo que me ajude a amar mais aqueles que comigo convivem, principalmente meus familiares.

Deus Pai, em nome de Jesus, Seu Filho amado, enviado ao mundo para me salvar, e pela força do Espírito Santo, abençoe-me e guarde-me em Seu amor, protegendo minha família e amigos de todo mal. Amém!

~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~


5º dia: Ele é o Senhor!

Hoje, 5º dia da novena, adoremos o Senhor Jesus que nasce pobrezinho, em Belém, mas é Rei. Não basta apenas falarmos que Jesus é o Senhor de nossas vidas. Ele tem que ser o Senhor de nossa alma, de nossos sentidos, de nosso corpo e de todos os nossos bens. O domínio de Jesus sobre todo o Universo deve estender-se e realizar-se, começando em cada um de nós que nEle cremos.
O Plano de Deus é perfeito e infinitamente superior aos nossos. Colocar Jesus em primeiro lugar é fazer com que Ele conduza e oriente as nossas decisões. Confiar em Deus e tê-lO como Senhor não é abandonar as responsabilidades deste mundo, mas deixar que Ele vá à nossa frente nos conduzindo e direcionando nossas vidas. Colocar Deus em primeiro lugar, muitas vezes é sinônimo de renúncia e sacrifício.
Temos vivido esta realidade?

Eu não me entristeço mais quando algum de meus planos não se concretiza, pois quando planejo alguma coisa, coloco nas mãos de Deus e, se ele não se concretiza é porque não fazia parte dos planos de Deus para a minha vida. Já tive que renunciar a muita coisa, mas sempre tive a certeza de que era para o meu bem! Não me arrependo de nenhuma das minhas renúncias e sacrifícios e canto a plenos pulmões “Tudo é do Pai, toda honra e toda glória, é dEle a vitória alcançada em minha vida”!

Se você tem alguém ou alguma coisa ocupando o primeiro lugar em sua vida, se entregue a partir de hoje: deixe que Jesus seja o Rei absoluto de sua vida!

Deus Pai, em nome de Jesus, Seu Filho amado, enviado ao mundo para me salvar, e pela força do Espírito Santo, abençoe-me e guarde-me em Seu amor, protegendo minha família e amigos de todo mal. Amém!

~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~


4º dia: Pela fé, nós cremos!

Hoje, 4º dia da novena, somos convidados a manifestar nossa fé em Jesus e a substituirmos nossos planos pelo Plano perfeito que Deus nos oferece. Jesus, o Emanuel, o Salvador, nos convida a darmos um grande passo na fé e a nos entregarmos radicalmente à Sua vontade. Ele espera a nossa resposta.
Quantas vezes, no decorrer deste ano que termina, Jesus bateu à nossa porta, e nós, surdos pelo pecado nem O ouvimos? Quantas vezes Ele bateu, nós até escutamos, mas não abrimos a porta para Ele? Ele bate mais uma vez... é agora a hora de decidir.

Jesus bate à porta e me pergunta: Posso entrar?
Sim, Jesus, entre e faça no meu coração o presépio para se instalar e fazer a Sua permanente morada!

A fé não é um sentimento, é uma virtude, um dom de Deus. Pela fé os patriarcas e profetas ultrapassaram todos os obstáculos e serviram ao Senhor com fidelidade... Tenho conseguido superar também as barreiras e mantendo-me firme na fé? Nem todas... preciso fortalecer minha fé, mas eu sei em Quem deposito minha confiança. Minha vida - passado, presente e futuro - está depositada nas mãos do Pai. Eu só peço, Senhor, que aumente a minha fé!

Deus Pai, em nome de Jesus, Seu Filho amado, enviado ao mundo para me salvar, e pela força do Espírito Santo, abençoe-me e guarde-me em Seu amor, protegendo minha família e amigos de todo mal. Amém!

~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~

3º dia: Jesus vem nos salvar!

Hoje, 3º dia da novena, Jesus demonstra Seu amor nascendo pequenino, numa manjedoura, para depois, movido por amor, morrer na cruz e nos resgatar com Seu sangue precioso.
Já falamos do amor do Pai e do pecado, que nos priva desse amor. Se somos incapazes de chegar até Deus, Ele vem a nós através de Seu Filho Jesus. O Pai nos conhece, Ele nos criou. Conhece nossas tendências e nossa natureza pecadora, por isso nos envia Seu Filho amado para nos salvar.
Meu coração se enche de esperança por saber que Jesus vem até nós; meu coração se enche de alegria neste Advento por estar me preparando para a chegada de Jesus. Maranata! Vem, Senhor Jesus!
Como desejamos receber o Senhor?

Através da vinda de Jesus recebemos uma nova chance de nos reconciliarmos com o Pai. Somente caminhando com Jesus poderei ter mais atitudes de amor para com aqueles que convivem comigo. E sou grata ao Pai pela salvação que me oferece e, quero ser cada dia mais fiel a Deus e misericordiosa com meus irmãos.

Deus Pai, em nome de Jesus, Seu Filho amado, enviado ao mundo para me salvar, e pela força do Espírito Santo, abençoe-me e guarde-me em Seu amor, protegendo minha família e amigos de todo mal. Amém!

~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~

2º dia: Somos pecadores!

Hoje no segundo dia de nossa novena, um tema forte, mas não é para nos assustarmos nem nos sentirmos acusados, mas para nos reconhecermos pecadores diante do amor que o Pai tem por nós. Abrindo nosso coração, vamos admitir: somos pecadores!
Ontem refletimos sobre o amor de Deus; hoje encaremos o fato de que somos pecadores e temos um problema - o pecado - e temos também um inimigo – satanás - que luta constantemente para nos afastar do amor de Deus e nos enganar para que não nos sintamos amados pelo Pai.
O que fazer diante de tal situação?

Primeiro, aceitar que precisamos de Deus; somos dependentes dEle e não conseguimos nada sozinhos. Necessitamos da graça de Deus. Certos disto, precisamos nos render totalmente ao amor de Deus e confessando nossos pecados, nos reconciliarmos com o Pai. Somos pecadores, mas se nos apresentamos a Deus com o coração arrependido, Ele apressadamente nos acolhe. Reconciliados com Deus poderemos ter mais atitudes de amor para com aqueles que convivem conosco.

A atitude concreta que tenho no dia de hoje é pedir perdão a Deus com o coração contrito e arrependido; pedir perdão e me reconciliar com pelo menos uma pessoa com a qual não estou bem e perdoar, de coração sincero, as pessoas que tenham me magoado ou ofendido.

Deus Pai, em nome de Jesus, Seu Filho amado, enviado ao mundo para me salvar, e pela força do Espírito Santo, abençoe-me e guarde-me em Seu amor, protegendo minha família e amigos de todo mal. Amém!

~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~

1º dia: Deus nos ama!

Hoje é o primeiro dia de nossa novena. Vamos meditar sobre o amor incondicional de Deus por todas as pessoas e cada um de nós, em especial. Por nos amar tanto, Ele nos envia Sua maior e mais valiosa benção: Jesus, nosso Salvador.
Deus certamente nos ama como nós somos, e por amar tanto, não nos abandona em nenhum momento; Ele quer sempre o melhor para nós. Buscamos a Deus e queremos amá-lO, porém, ninguém pode ama-lO de fato, se antes não tiver experimentado Seu grande amor de Pai.
Este tempo de Advento nos ajuda a pararmos um pouco e nos deixarmos alcançar pelo Pai e por Seu amor, na pessoa de Jesus, que vem nos salvar. O que Ele nos pede? Somente que acreditemos em Seu amor!
Será que já experimentamos, realmente, este amor?

Eu sim! Eu experimento a cada dia o grande amor de Deus por mim e pelos meus. E sou muito agradecida por tantas benções que, mesmo sem merecer, recebo!
Somente aceitando e acolhendo o amor do Pai podemos ter gestos de amor com o nosso próximo e, consequentemente, um mundo melhor. Para o meu aniversário e festas de final de ano, comprei roupas novas e em gratidão a essa benção, tirei do armário roupas mais antigas para doar aos que não tiveram a benção de comprar roupas novas. Faço, também, um gesto de amor para com os idosos atendidos em casa para idosos de minha paróquia doando fraldas geriátricas que tanto eles necessitam.

Deus Pai, em nome de Jesus, Seu Filho amado, enviado ao mundo para me salvar, e pela força do Espírito Santo, abençoe-me e guarde-me em Seu amor, protegendo minha família e amigos de todo mal. Amém!


~~~~*~~~~*~~~~#~~~~*~~~~*~~~~

Nenhum comentário: