Novena da Padroeira

Novena de Nossa Senhora Aparecida
Texto de Pe. Ferdinando Mancílio C.Ss.R
Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa Luz!



1º dia - Maria: Mulher consagrada ao serviço do Senhor!

O Sol da justiça brilhou na face da terra! O mundo resplandeceu de luz!
A vida tornou-se abundante, e de Maria nos veio o amor que ao céu conduz!

Contemplação: Maria, contemplamos vossa imensa generosidade em servir o Senhor, cumprindo Sua santa vontade. Vós vos oferecestes ao Senhor prontamente e sem demora, inteiramente e sem reserva.
Deus não aceita um coração dividido, mas o quer todo inteiro, consagrado a Seu amor. Maria, vós amáveis inteiramente a Deus. Amáveis com toda a vossa força. Se belos são os lábios que louvam, muito mais formosa é a vida que se doa por amor.
Comprometidos com o Senhor, viveremos na unidade, na Comunidade, na gratuidade do amor. Junto de Maria, viveremos comprometidos com a verdade do Reino, expulsando para longe as trevas das injustiças e das mentiras. Sem Jesus não há luz, não há caminho que nos conduz à fonte, à vida.
Por vontade do Pai, do seio de Maria, nos veio Jesus, nosso Deus e Salvador; feliz quem acolhe aquele que Maria acolheu: Jesus, nosso Redentor. Vinde Senhor Jesus, Pão do altar, Pão do amor, Pão da salvação, Pão da vida sem fim; vinde morar em mim!


Súplicas: Mãe, diante de vosso “sim” resoluto à vontade divina, suplicamos vossa ajuda, para sermos também fiéis ao Evangelho de Jesus; inspirai-nos viver a vida dedicada ao Senhor; guiai-nos nos caminhos de Jesus para sermos testemunhas do Reino e para sempre na graça vivermos. Ó Deus, Vós que nos confiastes Vosso amor, que não haja mais divisões entre irmãos, entre povos, raças e nações. Conservai-nos em comunhão Convosco e com todos os apóstolos de nossos dias, que assumem com alegria a nobre missão de evangelizar. Bendito seja o Senhor, benditos sejam os que se consagram a Seu amor. Amém!


2º dia - Maria: Sacrário do Espírito Santo!

Brilhou sobre o mundo a Luz da eternidade.
O Espírito de Deus veio sobre nós e foram dissipadas as trevas, e a escravidão perdeu seu domínio.

Contemplação: Bendito seja o dia em que Maria, plena de graça e de alegria, abriu sua existência e acolheu o Espírito de Deus. E no seio bendito e imaculado começou a ser gerado o Redentor. Bendito seja o seio de Maria, fecundo do amor que é salvação!
Jesus nos ensinou que são felizes os que se deixam conduzir pela Palavra do Evangelho e inesquecível deve ser o dia em que recebemos o magnífico dom que nos veio de Deus: o dia de nosso Batismo; chegamos vazios à pia batismal e saímos enriquecidos com a graça eterna. Bendita seja a água, humilde criatura, de tão sublime brandura, que faz germinar a vida nova e divina! Os que se deixam fecundar pelo Espírito de Deus tornam-se, como Maria, geradores de vida e de amor entre os seus.
Temos tudo e às vezes não vemos nada... somos como árvores carregadas de folhas que precisam ser podadas para produzir frutos. O jardineiro parece ofender a roseira, cortando seus galhos, mas, pouco tempo depois, brotam os mais belos botões e rosas... Maria, podai nossas arestas que não deixam frestas para que em nós cresça o amor.
Sem Deus não há paz, não há alegria. De que adianta ter o mundo inteiro se um dia tudo fenece? Só Deus permanece. Maria, descobristes o quanto o amor engrandece, sois o sacrário do amor libertador. Feliz quem descobre o mistério do amor libertador!
Maria, vós que acompanhas o novo povo de Deus que agora caminha, não no deserto de outrora, mas nas sendas de agora, junto de vosso Filho Jesus, longe da escravidão e bem perto da libertação, fazei com que sejamos sacrários vivos do Senhor. E, comprometidos com a verdade de Cristo, viveremos com alegria nosso Batismo. 

Súplicas: Maria, sois o sacrário do Senhor porque trouxestes em vosso seio santo e bendito o Redentor. Vós que compreendestes o desígnio de amor, ouvi o clamor deste vosso povo, que vos implora com muita confiança. Guardai os pobres redimidos; protegei os doentes e aflitos; a todos concedei a paz do céu. Que os jovens se alegrem em vosso amor; que as crianças tenham vossa proteção e que as famílias não sofram a divisão. Maria, sacrário do Senhor, de vós veio o Amor e o mundo conheceu a salvação. Maria, clamamos a vós, lá do céu rogai por nós. Ó Mãe do Redentor, ouvi nosso clamor e acolhei-nos em vosso colo materno, pois sois nosso auxílio.
Ó Deus, obrigada por Vosso amor que rompe nossas amarras egoístas e mesquinhas. Fazei desabrochar em nós a vida dedicada com generosidade e alegria como a de Vossa filha, a Virgem Maria. Amém! 


3º dia - Maria: intercessora atenta aos necessitados!

O grito dos pobres ressoa no mundo e no coração daqueles que são sensíveis à pobreza de seus semelhantes.
O sussurro dos necessitados ressoa no coração de Maria, a Virgem intercessora dos excluídos e marginalizados.

Contemplação: Bendita seja a Mãe de Deus que se curva no amor para escutar o clamor dos necessitados. Maria nos ama e socorre os pobres que só têm Deus por auxílio. Se há pobres nas ruas e crianças sem pão, é porque não há a devida partilha entre os cristãos. Louvada seja a imensa bondade do Senhor, nosso Deus, que nos deu Mãe tão sublime, tão terna e amorosa. Abrasados de amor para com nosso Redentor, também contemplamos a Mãe do Salvador.
A Palavra do Senhor nos conduz para dentro do coração de Deus. Quem faz da Palavra sua fonte de inspiração, só pode encontrar a paz e a salvação. A Palavra de Deus faz nascer em nós o amor que vence toda a dor. Maria nos ensina que a Deus sempre deve caber o primeiro lugar e dela aprendemos a fazer da vida um dom. Aprendemos a sair de nós mesmos para nos encontrar com os irmãos, mas sem sair de dentro de Deus.
As pessoas santas e benditas estendem suas mãos para socorrer os que estão em aflição. Não procuram conquistar honras nem desejam o primeiro lugar, pois têm um só desejo: amar e cumprir a vontade de Deus. Assim fostes vós, Mãe, força incontida que socorre os desvalidos nas agruras desta vida. Maria, sois Mãe compassiva tão sublime e cheia de ternura, mas que vos dobrais até nossa baixeza para nos consolar e confortar.

Súplicas: Senhora Aparecida, Mãe querida de nossa gente, que estais atenta e presente, sois em Jesus fiel servidora de vosso povo peregrino. Acolhei nossa súplica, ó Mãe de amor. Ó Virgem do céu intercessora, olhai com bondade o vosso povo; guardai-nos sempre em vosso amor. Socorrei os pobres e aflitos; conservai-os unidos na esperança e daí-lhes a vossa imensa paz. Da vida sois defensora, sois o amparo dos simples e humildes: aplacai o furor dos violentos. Do céu nos mandas o alento mesmo quando a dor parece ser mais forte que o amor. Maria, clamamos a vós: lá do céu rogai por nós!
Ó Deus, Vossa filha e Mãe de Vosso Filho unigênito nos mostra a beleza de toda a criatura vinculada em Vosso amor. Por Maria, fazei-nos, pois, viver em Vosso amor e em Vosso Filho Jesus. Amém! 


4º dia - Maria: Mãe obediente à Palavra de Jesus!

Alegrai-vos todos no Senhor, alegrai-vos! Aquela que trouxe em seu seio materno o Senhor do universo é Mãe obediente, que nos pede para acolher a Palavra de Jesus.
Bendita sejais, ó Virgem Maria, que trouxestes no ventre quem fez o universo, sois Mãe obediente e nos levais a Jesus!

Contemplação: Feliz o dia em que Maria compreendeu que o melhor caminho é dizer sim a Deus, mesmo que custem os projetos pessoais. E a obediência de Maria nos trouxe Jesus. Ninguém pode recusar o que edifica a vida e torna verdadeiro o sentido de viver; ninguém pode negar o amor de Maria. Mãe, vosso olhar contempla a vida e vossas mãos se estendem para ajudar a quem está em apuros e se sente acuado por não saber o que fazer. Não há criatura mais bela do que aquela que foi obediente a Deus, em primeiro lugar.
Maria, vós fostes obediente ao Pai e, por isso, nos destes Jesus. Hoje nos pedis para guardar o que Ele diz. Jesus é vinho novo que traz a salvação: feliz é quem faz o que Ele manda, pois só nEle encontramos a redenção. Quem acredita e obedece, transforma sua vida e se faz oferta como Maria.
Maria compreendeu, naquele dia da anunciação, que Deus olhava para Seu povo oprimido e tinha compaixão. É tão frágil e pequeno nosso coração, que não é capaz de penetrar no segredo do amor do Pai; precisamos da sabedoria e da simplicidade de Maria para acolher tudo o que vem do céu, sem duvidar ou rejeitar, descobrindo a beleza que é amar do jeito de Jesus. Quem faz do Evangelho sua luz, não se desviará do caminho e será feliz!
Mãe, deixaste que a vontade do Senhor fosse para vós como o ar que nos envolve, embebendo-vos de amor. A Palavra vos tomou por inteiro e, por isso, trouxestes à luz o Verbo divino, que é nosso Caminho que à eternidade nos conduz. Olhando para Maria, conhecemos sua grandeza tecida na simplicidade e humildade, em seu olhar envolvente, tão carregado de amor e de ternura.

Súplicas: Ó Virgem e Mãe Aparecida, o Espírito de Amor vos fez santuário da vida. Por esse mesmo Espírito, abri-nos, ó Maria, o caminho que nos conduz ao coração do Pai e ouvi nossos rogos que nascem de nosso coração e clamam por vossa proteção. Ó Virgem, Mãe do Redentor, sois o Templo do Verbo encarnado; do Pai sois filha obediente, escutastes por primeiro o Evangelho e guardastes em vosso coração tudo o que Jesus ensinou. Maria, clamamos a vós: lá do céu, rogai a Deus por nós!
Maria, acordai o coração adormecido dos presunçosos e dos que vivem sem Deus. Há muita violência trazendo amargura, há corruptos nos tronos pensando serem donos da vida do irmão. Afastai de nós todo desejo vão e que não nos contamine o mundo sem coração.
Senhor, sem fim é Vosso amor, sem limites Vossa bondade. É tão bom saber que estais a nosso lado e com Vossa graça nos amparais no êxodo desta vida. Concedei-nos o que vos pedimos, junto com Maria. Amém!



5º dia - Maria: Discípula do Evangelho!

Benditos sejam os lábios que louvam e agradecem e, do jeito de Maria, sabem proclamar: “O Senhor fez em mim maravilhas!”
Mas muito mais benditas dão as mãos que socorrem e praticam o bem.

Contemplação: Andamos apressados, correndo atrás de muitas coisas, mas deixamos para trás o que é essencial: as coisas de Deus... quando estamos pressurosos e não acolhemos a quem nos procura, pode ser que estejamos fechando a última porta que alguém esperava encontrar aberta. Maria vós nos destes Jesus e vos fizestes dEle a discípula mais fiel; fazei também de nós aprendizes das coisas do céu e nos ensina o jeito de ser mais de Deus.
São muitos os motivos que encontramos para viver, mas nenhum será superior ao sentido que Jesus nos deu; como é bela a vida de quem acolhe todos os dias o anúncio da redenção. Não há vida mais santa do que a vida de quem faz da Palavra de Deus seu ninho, sua casa, e espera, como os passarinhos, a vida ressurgir. O Evangelho é força que rompe todo o egoísmo e mata a raiz da frieza e do individualismo; quando a Palavra vem morar em nosso coração, ela transborda em amor para com os irmãos.
É discípulo de Jesus quem ouve Sua voz e Maria nos dá o exemplo de ser no mundo como o fermento que faz crescer o que é de Deus; como Maria, façamos do Evangelho a Palavra que nos guia em cada dia!

Súplicas: Maria, ao contemplarmos vossa imagem, pulsa forte em nossa vida vosso exemplo de fidelidade e de discípula do Senhor. Fazei-nos acolhedores do Evangelho e transbordantes da vida divina. Em vossa misericórdia, ouvi o que vos suplicamos: libertai-nos da morte e opressão; escutai os que suplicam pelo pão e não haja mais fome entre os irmãos; ó bendita senhora, que fostes fiel às propostas de Deus, ajudai-nos a anunciar com amor a verdade do Senhor; Maria clamamos a vós, lá no céu, rogai a Deus por nós.
Deus de bondade, Vós sois nossa única esperança e nos chamais à comunhão em Vosso Filho Jesus Cristo. Que nossa vida seja cheia de misericórdia, como foi a de Maria e a de Jesus, Vosso Filho. Amém!


6º dia - Maria: Missionária do Reino!

Bendita seja a fonte benfazeja que faz jorrar a água com gratuidade e nos mata a sede. Bem-aventurados os que abraçam a missão de anunciar, em nossos dias, o Cristo Salvador, nascido de Maria.
Bendita seja Maria, a Virgem pura e fiel, Mãe do Redentor e discípula de Seu amor!

Contemplação: Maria, sois discípula do Reino! O mundo nos faz tantas propostas e nos dá tantas possibilidades, mas conscientes da verdade que não passa, uma só coisa queremos: seguir vosso exemplo, doar nossas vidas como oferta de amor. Trouxestes a Palavra enraizada em vossa vida, daí-nos contemplar, acolher e viver essa mesma Palavra que nos guia.
Que bom seria, Maria, se não houvesse mais tristeza nem dor, se houvesse apenas a melodia que manifestasse a alegria de um mundo sem guerra e sem fome, sem suborno e falcatruas, sem injustiça e corrupção. Nosso mundo precisa ser transformado, dia após dia, com o anúncio do Evangelho; fazei, Mãe, que seus anunciadores sejam sinais vivos de Jesus Cristo e que nenhuma tribulação afaste-os da missão.
Jesus, nascido de Maria, soprou sobre os discípulos e a nova criação aconteceu: eles se encheram de vida. É bom saber e jamais esquecer que o Senhor nos enviou para proclamar Sua verdade e que faz a vida ressurgir em meio aos escombros de nossa pequenez. Há muita gente sofrendo, por causa do egoísmo que gera falsidade, injustiças e outras maldades. Mas renasce a esperança no sopro do amor do Senhor.
Virá o dia em que o Evangelho anunciado irá transformar o coração humano, tão desejoso de ter sempre o primeiro lugar. Quem planta a semente da verdade, não pode esquecer-se de que um dia ela vai nascer. E vós, Maria, que estivestes em Pentecostes e viste vosso Filho infundir no coração dos discípulos a força da missão, ajudai-nos a acolher o que é de Deus e fazer de nossa vida uma oblação. Unidos ao Pai, com Jesus e Maria, faremos a vida renascer, pois com Deus não há o que temer!
Maria, o mesmo Espírito de Deus que recebestes continua a animar a Igreja e a derramar Seus dons sobre homens e mulheres e os guia na missão de plantar no coração humano a verdade de Jesus. Vós que estivestes presente no início da Igreja, daí-nos a fortaleza da esperança e da fé de que tanto precisamos para que nossa vida seja dom.

Súplicas: Maria, vós sois continuadora da missão de Jesus, pois desejais que o Evangelho faça em nós sua morada. Nós vos acolhemos como nossa Mãe, por isso nós vos pedimos: socorrei-nos sem demora.
Maria, Missionária do Reino, brilhais bem mais forte que o sol; sois a luz de Jesus entre as nações! De vós nos veio a Vida! Dos tristes sois o amparo, dos remidos sois a esperança, da vida sois Mãe protetora. Da glória do céu onde estais, sobre nós estende vosso amor.
Olhai, ó Maria, as crianças e os pobres, o jovem e o nobre, o triste e o ancião; a todos estendei vossas mãos piedosas, porque desejamos ser um povo irmão. Maria, clamamos a vós; lá no céu, rogai a Deus por nós!
Senhor nosso Deus, em Maria nos encontramos com Vosso Filho, somos fortalecidos no perdão e na misericórdia. Junto dEle, fazei-nos missionários de Vosso Reino. Amém!  


7º dia - Maria: Peregrina da fé!

Maria, ajudai-nos a dar passos largos e decididos como peregrinos no caminho do Senhor.
 Vós que fostes apressadamente ao encontro de Isabel, daí-nos também um pouco mais de pressa de servir e de amar.

Contemplação: Maria, sois Mãe dos discípulos, que foram os primeiros a anunciar a Palavra da Vida, nascida no coração de vosso Jesus; junto deles vos fizestes presente. Sois Mãe peregrina que acompanha o Filho aonde for. Ajudai-nos Maria, a caminhar cada dia na força do amor!
O Verbo eterno desceu do céu, de dentro de Deus, para o seio de Maria, e o que é eterno, imenso e Todo-Poderoso, fez-se pequeno, fraco e humilde, para nos fazer eternos no amor. A Palavra de Deus é uma carta de amor que Ele nos escreveu; é a eternidade divina presente no meio de nós que nos aproximamos de Jesus.
Na criação, Deus nos fez a Sua imagem, mas o amor não se contém, e assim, na encarnação, Ele se fez a nossa imagem. O divino tornou-se humano, para que nada vencesse a força de Seu amor, que rompe barreiras por mais fortes que sejam; Deus revela-se a nós e irrompe em nossa existência com Seu amor e misericórdia.
Maria, o chão duro da estrada vós pisastes, rumo à casa de Isabel e a Belém onde Jesus nasceu. Também acompanhastes Jesus no anúncio do Reino e no alto da cruz, peregrinando com Ele; sois a Mulher comprometida com a vida, com o mundo e com Deus; sois a Peregrina do Reino, pois abraçastes em primeiro lugar o desejo do Pai.  Jesus, tão vivo e presente no Pão do Altar, que sustenta nosso peregrinar no caminho do céu!

Súplicas: Maria, em vossa visita a Isabel fizestes uma peregrinação e proclamastes diante dela o mais belo hino de amor e salvação. Na mesma confiança do Deus libertador, elevamos até vós nossas súplicas, para que as apresente ao Senhor. Ó Mãe peregrina da fé, daí-nos vosso Jesus; que todos caminhem na luz. Sois nossa esperança, do povo sois guia e luz, a todos levai a Jesus. A Isabel socorrestes com amor, em Caná fostes causa de alegria; de bondade fecundai nossa alma. Maria, clamamos a vós, lá no céu, rogai por nós!
Sustentai, Senhor Deus, vosso povo que caminha nesta terra, amparado por Maria, para que possa sentir aqui e agora a alegria do céu. Amém!


8º dia - Maria: Mulher Eucarística!

Rejubilem-se campos e florestas, mares e rios, homens e mulheres, cidades e casebres, povos e nações, pois eis que veio morar entre nós o Senhor dos senhores, que se fez humilde e pequeno no Pão do Altar. Jesus, ao partir deste mundo, não nos quis deixar sós e, na Eucaristia, se fez presença de amor.
Junto com Maria, louvaremos com alegria aquele que um dia nos deixou o mandamento do amor e da Eucaristia!

Contemplação: Maria, sois Mulher Eucaristia, pois toda a vossa vida foi entrega, doação e oblação. Sois modelo para a Igreja que, em nossos dias, anuncia com coragem e destemor a Palavra que nos guia.
Jesus, na Eucaristia, é o Cordeiro imolado num amor sem medida. Seu amor, por nós dedicado, tem preço elevado, pois custou a própria vida; mas abriu a porta do paraíso a todos os pobres e rejeitados que, se são privados do alimento necessário, do Pão da Eucaristia podem se servir. A Eucaristia é o paraíso que desejamos e esperamos.
O Pai nos ama com amor infinito que quebra barreiras, desprende cadeias e abranda corações endurecidos. Amor transbordante capaz de dar a vida é amor comunhão... Quem olha para Jesus, para Seu amor e Sua cruz, só pode ser tocado por Seu divino recado: é feliz quem se faz solidário! Não há comunhão do Pão do Altar, se não houver comunhão com o irmão, pois o amor que recebemos não se retém em nós; vai muito além, atinge o céu e se espalha pela terra. Que bom seria se atingisse com intensidade meu próprio coração.
Maria, vós oferecestes vosso ventre virginal, e o Verbo divino e eterno fez em vós morada; e em vosso ventre vós o alimentastes, para que Ele um dia, como Cordeiro por nós imolado, se fizesse nosso alimento. Não há alimento maior do que o Pão do Altar, que sacia a nossa fome e dá vida aos irmãos; como no seio virginal de Maria, Jesus quer morar em nós, por meio da santa comunhão!

Súplicas: Maria, vós que estivestes presente em todos os momentos junto de vosso Jesus e fostes servidora e doadora de vida, olhai para vosso povo com vosso meigo olhar e escutai-nos. Maria, sois pura oblação; vossa vida foi entrega e doação, saciais com amor as criaturas. Sois morada do Senhor; sois Mãe do Cordeiro imolado; rogai pelos pobres e excluídos, fazei-nos viver no amor eterno. Afastai de nós toda a divisão para que vivamos em comunhão. Maria, do céu sois nossa esperança, pois nos conduzis a Jesus, que nos salva, nos liberta e nos faz imergir em seu eterno amor. Feliz quem assim vos honra e respeita. Maria, clamamos a vós, lá no céu, rogai por nós!
Ó Deus, Vosso amor eterno vós nos destes em Jesus, Vosso Filho, que instituiu a Eucaristia para estar sempre em nosso meio. Vós que nos chamais a viver em comunhão convosco e com os irmãos, daí-nos viver a Eucaristia como vida que se partilha. Amém!


9º dia - Maria: Rosto fiel e orante da Igreja!

Cantemos louvores ao Senhor! Povos todos reunidos no Senhor e com Maria, demos graça, pois comprovado é o amor do Pai para conosco. O Senhor é nossa luz e nos conduz. Ele nos livra das garras da opressão e da divisão.
Mãe querida, de vossos lábios nasceu a mais bela oração de amor, quando dissestes: “Eia aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua Palavra!”. Ali resplandeceu, como a luz do sol, vosso rosto orante e fiel.

Contemplação: Contemplar-vos, ó Maria, durante esses nove dias, fez com que nossos olhos se extasiassem diante de tanta beleza e infinita grandeza, pois em vossa vida se manifesta o amor do Senhor. Contemplando vosso jeito, nós vos pedimos que animeis o povo eleito a caminhar em passos firmes e amar o que é de Deus.
Maria, vós trouxestes a Palavra viva e eterna do Pai em vosso seio bendito. Vós nos ensinastes o caminho aberto e o jeito certo de chegar ao céu e, que é impossível ter vida longe de Deus. Sois Mãe da Igreja, sois nossa Senhora, sois como a chuva leve que fecunda a terra e faz crescer a relva, pois nos dais vosso amor eternal.
Jesus nos trouxe um projeto de vida e nele só cabe a partilha; quem comunga a Eucaristia deposita em sua vida o desejo do Senhor. Quem fecha suas mãos não sabe partilhar, não experimenta a alegria dos que sabem amar. O egoísmo não traz alegria... quem vive a caridade mostra o quanto é viva a sua fé; mesmo que haja apenas um pão, ainda se reparte com o irmão.
Todos os bens da terra não podem contentar um só coração humano, por isso acontecem as guerras, a violência e a opressão. O egoísmo tira a paz, mas a partilha traz alegria que não se pode medir. No coração que tudo quer, Deus não pode morar, pois é ganancioso e não sabe partilhar. Experimenta a alegria verdadeira quem partilha a própria vida, como fez Jesus, com fez Maria!

Súplicas: Olhamos para vossa imagem, ó Senhora Aparecida, e vossas mãos em prece nos convidam à oração. Como Mãe bendita, de junto do Pai nos ensinais que a Igreja é bonita quando caminha unida. Maria, sois Mãe da Igreja, de Deus sois santa e amada, junto dEle sois nossa auxiliadora. Fostes servidora no amor: da humildade sois nosso exemplo, para os pobres sois misericórdia, guardai-nos em nossa missão.  Mãe, guardai-nos em vosso coração: que os pobres, os humildes e os pequenos vos encontrem e se rejubilem de alegria, pois não estão sozinhos, porque vós lhes estendeis vossas mãos.  Maria clamamos a vós, lá no céu rogai a Deus por nós!
Ó Deus, obrigada por nos terdes dado Jesus! Ele não nos deixou órfãos dando-nos Sua própria Mãe. Inspirai Vossa Igreja peregrina a seguir suas virtudes, sendo servidora dos mais pobres e sofredores, vivendo na comunhão e na participação. Queremos ser Igreja orante e fiel, participante e comprometida com a vida, com a verdade e com o Vosso Reino. Amém!

Oração final: Que você, que rezou com alegria e bendisse a Virgem Aparecida, esteja com o coração mais fortalecido e continue a viver sua fé com alegria! Não se esqueça de seu Batismo e anuncie com a palavra e com a vida o Cristo Libertador! Que o brilho das estrelas o conduza e você sempre se encante com a grandeza da vida e a beleza de Deus! Permaneçamos na paz de Jesus e na proteção da Senhora Aparecida. Amém!

Benção final: 
O Senhor esteja a seu lado, em seu coração, em sua existência! Que a luz de cada manhã dissipe as trevas da amargura e faça brilhar sua face resplandecente de alegria! Que a noite lhe traga descanso, e a aurora, a força da esperança! Que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência... A luz de Cristo, como a luz do sol, brilhe suave sobre sua vida... Venha do céu uma chuva de graças e de bênçãos sobre você, e a brisa suave da manhã toque ternamente sua face! Até que nos encontremos de novo, que você sinta a presença amorosa de Deus, que Ele guarde você na palma de Suas mãos e conduza os seus passos no caminho da paz, hoje e sempre. Que assim seja, amém!




Nenhum comentário: