Maria, minha Mãe!

Virgem Maria, és bela como a aurora... imprime em minha alma as cores da graça; és fonte de vida... faz brotar de minha boca palavras que levem a Deus. (Alfonso Milagro)

Virgem Maria, flor de nossa terra, rosa preferida no jardim de Deus, perfuma a minha alma com o aroma das virtudes. (Alfonso Milagro)

Virgem dolorosa, já que não podemos evitar o sofrimento na vida, que pelo menos soframos com proveito para a nossa alma. Dá-nos vigor e coragem para seguir os passos do Crucificado. Amém! (Alfonso Milagro)

Nossa Mãe Maria foi impecável não cometeu nem a mais leve imperfeição. Quem quiser ter o coração limpo do mal deve arrancá-lo até as raízes. Virgem bendita entre todas as mulheres, livra-nos das armadilhas do mal. Amém! (Alfonso Milagro)

Santa Maria, sempre atenta à escuta da Palavra de Deus: faze que eu nunca me oponha ao que Deus quer de mim; Virgem, entre todas a mais bela, que o sangue de Jesus não se tenha derramado inutilmente por mim e que eu possa comparecer na presença de Deus, quando Ele me chamar, limpa de toda mancha do pecado. (Alfonso Milagro) 

Virgem Maria que meditastes a Palavra de Deus, que eu sempre saiba ver a Deus, quando se manifesta, e a descobri-lO, quando se oculta; Virgem que entendeste a Palavra de Deus, alcança-me os dons do Espírito Santo que me descubram as coisas de Deus; Virgem Santíssima cheia de sabedoria, que eu não me canse de aprofundar as coisas de Deus. (Alfonso Milagro)

Santa Maria, caminha à minha frente, para que eu não erre o caminho que me leva a teu Filho; afasta-me dos perigos que me espreitam e que poderiam desviar-me; Santa Maria, roga por mim, para que eu cumpra os deveres que surgem do meu batismo e que eu sempre persevere na oração. (Alfonso Milagro)
 
Santa Maria dos que sofrem, faze que o sofrimento restaure a beleza de minha alma; Santa Maria, consolo dos que choram, que nossas lágrimas não sejam inúteis, mas que nos alcancem o perdão de Deus. (Alfonso Milagro)

Santa Maria, socorro dos necessitados, estende tua mão aos que precisam de ti; Santa Maria, auxílio dos cristãos, em ti depositamos nossa confiança; Santa Maria cheia de toda a graça, olha para nós favoravelmente. (Alfonso Milagro)

Santa Maria dos dias alegres, santifica nossas alegrias; Santa Maria dos dias tristes, suaviza nossas tristezas; Santa Maria das horas difíceis, fazei que saibamos harmonizar nossos desentendimentos e esquecer nossas mágoas; Santa Maria, Rainha do Céu, fazei que vivamos de tal forma que possamos entrar na glória do céu. (Alfonso Milagro)

Santa Maria, advogada nossa, defendei-nos dos ataques do inimigo infernal e fazei que nós, teus filhos, sejamos os anjos da terra. (Alfonso Milagro)

Santa Maria, porta do céu sempre aberta, fazei brotar sempre dos nossos lábios o SIM que responde a Deus e assim consigamos chegar à felicidade da glória. (Alfonso Milagro)

Santa Maria de todos os momentos, que eu saiba santificá-los, fazendo a vontade de Deus Pai; Santa Maria de todas as raças e culturas, que eu não desfaça o que Deus uniu; Mãe de todos os povos e nações, fazei que eu não erga barreiras onde Deus abriu o caminho; Mãe dos bons sentimentos, purifica meu coração; Mãe de todas as idades, que a infância, a juventude, os adultos e os idosos louvem o Senhor e louvem a ti. Maria, Mãe de todos os tempos, que ontem, hoje e sempre reine Jesus no mundo. (Alfonso Milagro) 
 
Mãe, Deus nos recomendou aos seus cuidados maternais; cumpre tua tarefa conosco e preserva-nos de todo mal, sobretudo de nossa condenação. Jamais permita que eu me esqueça de que sou teu filho e faze que eu me comporte como corresponde a um filho teu! (Alfonso Milagro)

Mãe de todos os povos, o grande cuidado de Maria é que os cristãos tenham vida abundante e cheguem à maturidade da plenitude de Jesus Cristo. Ela cuida que o Evangelho nos penetre intimamente, plasme nossa vida de cada dia e produza em nós frutos de santidade. (Documento Puebla)

Mãe, oxalá saibamos servir à Igreja na verdade e na justiça. Aceita, Mãe, nossa prontidão para servir sem reserva à causa de teu Filho, à causa do Evangelho e à causa da paz. Ensina-nos e ajuda-nos a ser fiéis dispenseiros dos grandes mistérios de Deus. (Alfonso Milagro)

Mãe, desperta-nos do cristianismo sem Cristo, do humanismo sem Deus, do Deus sem o homem; desperta-nos de uma caridade sem justiça, de uma justiça sem verdade, de uma luta sem perdão; desperta-nos para que não planejemos sem realizar, não falemos sem viver, não rezemos sem orar. (Alfonso Milagro)

Maria é chamada bem-aventurada, feliz, ditosa, porque possuiu a Deus; ela nos ensina que é possível ser feliz, pois é possível amar a Deus. Maria tudo viveu sob a perspectiva da fé. Ela sempre esteve presente na Igreja com sua maternal assistência e, assim, é Mãe da Igreja e é igualmente Mãe da família cristã, que é uma pequena igreja. (Alfonso Milagro)
 
Maria consagrou toda a sua vida à obra de seu Filho; ela quer iluminar nossa vida com a luz do Evangelho e, se deixarmos, fazer de nossos lares uma cópia de sua ditosa família de Nazaré.
- Alfonso Milagro - 
 
Maria leva os homens a Jesus Cristo; Ela é o caminho mais rápido e seguro para chegar a Ele. Se muitos não chegam a Ele é porque erram o caminho.
- Alfonso Milagro -
 
Maria foi predestinada desde toda a eternidade a ser Mãe de Deus; e nós fomos predestinados a ser filhos de Deus pelo batismo.
- Alfonso Milagro -

Maria foi modelo de entrega incondicional nas mãos de Deus; entreguemo-nos também nós, sem vacilação e sem reservas. Maria nos ensina o espírito de disponibilidade e a aceitação voluntária do plano que Deus tem sobre nós.
- Alfonso Milagro -

Maria, que fora destinada por Deus para ser Sua Mãe, foi adornada com graças especialíssimas. Também nós procuremos valorizar as graças espirituais com que Deus nos presenteou.
- Alfonso Milagro -

Somos povo amado do Senhor e, reconhecendo Seu amor, O louvamos com gratidão. Maria, Mulher bendita, escolhida entre todas, ensina-nos que, cumprindo a vontade de Deus em nossa vida, abrindo-nos para o serviço generoso e acolhendo a Palavra do Redentor, seremos santos e podemos fazer grandes coisas. A vocação de Maria é a de todo povo de Deus: ser santo e imaculado!
Louvemos com gratidão a Mãe de Deus e nossa!
- Pe. Ferdinando Mancílio -

Uma vez recebida no céu, Maria não deixa seu ofício salvador, mas continua alcançando-nos os dons da eterna salvação.
- Alfonso Milagro -

Maria recebeu a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu Salvador.
Também a nós Deus abençoou com grande abundância.
- Alfonso Milagro -

Maria Santíssima foi a primeira criatura pensada por Deus desde toda a eternidade. Maria foi predestinada no mesmo decreto pelo qual Deus destinou Seu Verbo eterno para fazer-se homem; porque Deus quis tornar-se homem no seio de uma mulher e essa mulher era Maria.
Maria é assim colocada no topo de toda a criação, como a coroa da obra de Deus, a mais sublime, a mais perfeita depois de Deus. Louvores a Deus porque fez Maria tão maravilhosamente boa e formosa.
- Alfonso Milagro -

Quando a Virgem orava ao Pai dos céus se oferecia absolutamente toda. Quando nos oferecemos a Deus, não reservemos nada para nós, não limitemos nossa entrega, entreguemos nossas qualidades, nossos talentos e habilidades, nosso tempo, nosso dinheiro e nosso entusiasmo.
Maria foi possuída inteira pelo Espírito Santo. Deixemos que nossa pessoa e nossa vida sejam também possuídas pelo Espírito de Deus.
- Alfonso Milagro -

Faça-se a tua vontade”, foi a resposta que a Virgem deu ao Senhor.
A vontade de Maria submetia-se, assim, à infinita e perfeitíssima vontade de Deus, de modo que sua vida se regeria pelo querer divino, mesmo quando esse querer supusesse sofrimento e sacrifício.
No Pai Nosso, pedimos a Deus que se cumpra a Sua vontade e com isso nos colocamos incondicionalmente nas mãos do Pai Celestial. Não nos arrependamos de ter-nos colocado em Suas mãos; em nenhum lugar nos vamos sentir melhor do que nos braços do Pai Celestial.
- Alfonso Milagro -

No retiro de sua casa, a Virgem Maria se concentrava na oração, lia as Escrituras Sagradas, rezava os Salmos, cantava os hinos e sua alma se alegrava em altíssima contemplação da divindade.
Nossa oração deve ser frequente (e para isso não é preciso sair de casa) e a Bíblia não deve deixar de ser o livro que sempre manusearemos. A Palavra de Deus deve ocupar nossos pensamentos e nossos afetos.
- Alfonso Milagro -

A vida da Virgem foi uma vida muito dolorosa e com circunstâncias muito amargas. Ver seu Filho nascer numa gruta reservada para animais, vê-Lo perseguido de morte já na mais tenra idade, ter que fugir para o Egito para salvá-Lo, vê-Lo rejeitado, perseguido, caluniado, aprisionado, condenado à morte, pregado na cruz, escarnecido e morto...
Também a vida do cristão se desenrolará em circunstâncias às vezes muito dolorosas; o cristão saberá o que são lágrimas. O fato de saber que também a Virgem sofreu em sua vida lhe dará forças para aguentar a dor com paz e até com alegria.
- Alfonso Milagro -

Toda a vida de Maria Santíssima se orientou no sentido de colaborar plenamente na missão redentora de seu Filho Jesus.
Suas dores, suas provas, seu sofrimento, bem como suas alegrias, tudo viveu Maria como preparativo para que Jesus pudesse realizar, mais tarde, Sua obra salvadora.
Aceitar as contrariedades vindas ou permitidas por Deus é um meio muito apto e eficiente para colaborar com o Redentor na elevação do mundo. Por mais que Deus possa redimir sozinho o mundo, Ele quer empregar também a ação de Seus colaboradores, que somos nós, os cristãos.
- Alfonso Milagro -

No feliz lar de Nazaré, composto por Jesus, Maria e José, cada um cumpriu sua missão e seu dever. Desta maneira, os três integrantes da Sagrada Família tornaram o lar perfeito no qual todos eram para todos e os três viveram para os três.
Maria foi toda superação da matéria em seu afã de transformar-se em espírito.
- Alfonso Milagro -

Não lemos que em sua vida a Virgem Maria tenha realizado coisas que despertassem a atenção ou que tenha empreendido façanhas extraordinárias. Ela se santificou em sua vida, fazendo as coisas que todas as mulheres de seu tempo faziam, cumprindo com os deveres que eram próprios das mulheres de sua categoria social. Assim Maria foi santa e santíssima.
Não procuremos, pois, coisas raras para nos santificar. Não pensemos que ser santo consiste em fazer coisas extraordinárias, mas em fazer as coisas comuns, e de cada dia de um modo extraordinário pelo amor com que as fazemos.
- Alfonso Milagro -

Para levar uma vida de verdadeiro testemunho cristão, podemos fixar-nos na Virgem Maria, que foi modelo de todas as virtudes. O Evangelho nos diz que Maria não só escutou a Palavra de Deus, mas a cumpriu e a viveu; em tudo cumpriu a vontade de Deus e por isso foi santa e santíssima.
Oxalá nós cristãos imitemos os exemplos de santidade que a Virgem Santíssima nos deu!
- Alfonso Milagro -

A Virgem Maria viveu na maior intimidade, no mais secreto do seu Imaculado Coração, suas relações íntimas e pessoais com Deus. Em seu puríssimo Coração e na paz de sua alma muito bendita adorou a Augusta Trindade.
No secreto de nosso coração fica o lugar em que nós devemos amar e servir a Deus; em seguida sairá para fora, mas como exigência do que vivemos dentro.
- Alfonso Milagro -

Em sua vida, a Virgem Maria deixou-se guiar não pelos ditames da razão, mas pelas luzes da fé. Em tudo ela se moveu pelas inspirações da graça e pelas emoções e impulsos dos dons do Espírito Santo.
Se queremos progredir pelo caminho da santidade, sejamos dóceis à voz do Espírito, que ressoará em nosso interior.
- Alfonso Milagro -

Quando Maria Santíssima presenciou a morte de seu Filho, não perdeu a fé, não esqueceu suas palavras e suas promessas; esperou por sua ressurreição, que mudou a derrota em triunfo, as lágrimas em sorriso, a dor em alegria, as trevas em luz.
Que não nos esquecemos: o ponto final não são os braços da cruz, mas a glória da ressurreição final. Nada deve animar tanto nas provas como esta idéia de luz.
- Alfonso Milagro -

Diante do pensamento da morte, devemos recordar que a alma do homem é um vaso que só se enche de eternidade.
Aos pés da cruz de Cristo esteve sua Mãe Santíssima com seu Coração cheio de sofrimento, transpassado pela espada da dor mais cruel, vendo seu Filho morrer. Ali ela recebeu em seus braços o corpo falecido de seu Filho Jesus; ninguém sofreu como ela. Ela pode dar-nos consolo em nossos momentos de dor.
Soframos, choremos se é preciso, porém com o nosso espírito e a esperança sempre abertos.
- Alfonso Milagro -

A Virgem Maria conservava em seu Coração todas as palavras de Jesus e as meditava em sua intimidade. Assim nos ensina que a Palavra de Deus, a vontade de Deus, deve guiar-nos como norma de conduta em nossa vida. É Deus quem deve apontar-nos o caminho que devemos seguir.
Imitemos a Virgem Maria, recebendo com docilidade e guardando com amor a Palavra de Deus.
- Alfonso Milagro -

Fixe o olhar na vida da Virgem Maria; ela nunca se queixou... Maria aceitou plenamente o plano de Deus, embora para ela fosse muito doloroso e humilhante. Aceitemos em tudo a vontade de Deus.
- Alfonso Milagro -

Há uma única coisa que não conhece o “talvez”: é o amor.
Assim como a Virgem Santíssima amou a Deus e os homens com toda a sua intensidade e com toda a veemência de seu coração, assim devemos agir também nós: temos de amar a Deus no máximo que pudermos amar, temos de amar o próximo quanto o próximo precise de nós.
- Alfonso Milagro -

Para ir a Jesus Cristo não encontraremos caminho mais seguro, nem mais fácil, nem mais eficiente e rápido do que Maria Santíssima. Ela nos conduzirá como que pela mão para junto de seu Filho divino e por Ele ao Pai celestial.
Jesus disse que Ele é o caminho para o Pai e podemos afirmar que Maria é o caminho para ir a Jesus.
- Alfonso Milagro -

Jesus está intercedendo por nós e Maria está unida a Ele, procurando ajudar-nos. Se na terra Maria viveu somente para Cristo, com maior razão quer agora conduzir todos para junto dEle.
Maria está no céu, com plena consciência e conhecimento de nossas necessidades e seu amor para conosco impele-a a socorrer-nos.
- Alfonso Milagro -


Maria é a obra prima do Espírito Santo; foi Ele quem a cobriu com Sua sombra durante toda sua vida, influindo nela a fé, a esperança e a caridade. Ela é o modelo perfeito do fiel cristão, visto que em amor e obediência fiel se entregou para servir à Palavra de Deus.



Em sua fé virginal e entrega completa ao Espírito Santo, Maria é o protótipo daquilo a que todo cristão é chamado a ser.
- Alfonso Milagro -

Para dar, é preciso ter. Considerando o papel sublime de dispensadora das graças concedidas aos homens, que Deus confiou a Maria, não convinha, porventura, que a cumulasse com os maiores tesouros sobrenaturais? Acaso não era conveniente que a vida divina se derramasse plenamente nela, sempre que essa vida devesse vir às nossas almas por intermédio dela?
Quanto mais nos aproximamos de Maria pela amorosa devoção, mais receberemos de suas graças. Virgem e Senhora minha, cobre-me com o manto de tua proteção e assim viverei seguro e feliz.
- Alfonso Milagro -

Avida de Maria foi a aceitação absoluta da vontade do Pai. Seu alimento era fazer a vontade do Pai. Maria é um amém perene, um “sim, Pai” indefectível.
Não poderíamos encontrar modelo mais perfeito para nossa vida cristã. Quando conseguirmos dizer, em todas as circunstâncias de nossa vida, “Sim, Pai”, então já estaremos no caminho da perfeição.
- Alfonso Milagro -

Sem Maria é impossível agir acertadamente; com Maria é impossível fracassar.
Quantas vezes você se esquece de Maria e espera o êxito dos seus próprios esforços, de seu talento e habilidade ou, se a invoca, o faz com frieza e escassa fé?
Você tem em suas mãos, à sua livre disposição, um meio para garantir o êxito e não o emprega. Por isso, não se queixe se fracassar!
- Alfonso Milagro -

Maria é o canal da graça e das graças que atuarão nos homens a renovação da fé e dos costumes cristãos e é ao mesmo tempo o caminho que as conduzirá a Jesus com a maior facilidade e o menor risco.
Maria arrasta atrás de si os corações dos povos que, quanto mais marianos forem, mais cristãos se sentem e, quanto mais cristãmente vivem, mais se aproximam de Maria.
- Alfonso Milagro -

Todos temos momentos de tristeza e todos necessitamos de compreensão. Nossa Mãe do Céu esté sempre disposta a nos compreender. Ela nos compreende porque é a Mãe mais completa, ela foi a Mãe das Dores, e ninguém sofreu como seu amantíssimo Coração.
Ela nos compreende e nos ajuda; vamos a ela com a simplicidade e a confiança com que uma criancinha recorre à sua mãe.
- Alfonso Milagro -

Nunca se afaste de Maria. Ela comunicará a você a sua fortaleza de espírito e o fará compreender onde se origina o verdadeiro valor.
Quando começar a acovardar-se, ela fará que você se lembre de que não se trata de você mas dos interesses de Cristo, que Cristo jamais foi vencido, e que tampouco você será vencido, enquanto lutar pela causa dEle.
- Alfonso Milagro -

Assim foi o Coração da Virgem: com todas as suas belas qualidades num grau elevadíssimo e sem nenhum defeito. Um Coração possuído por completo pelo amor de Deus e pelo amor aos homens, seus irmãos.
Digamos, pois, a Maria: “Coração Imaculado de Maria sede minha salvação”.
- Alfonso Milagro -

A Virgem experimentou todos os afetos que vibram na natureza humana, sobretudo sentiu o amor em seu Coração. A Virgem amou a Deus e o amou com esse amor que corresponde ao conhecimento completíssimo que dEle tinha; amou-o com esse agradecimento imenso que pediam os privilégios e as graças incomparáveis que Deus lhe havia concedido.
O amor que temos a Deus deve revestir-se também desses dois matizes: a gratidão pelo que o Senhor fez em nós e o conhecimento que dEle adquirimos.
- Alfonso Milagro-

Em toda a sua vida, a Virgem sempre fez o que é mais perfeito, o que mais agradava a Deus; sempre correspondeu a todas as inspirações divinas. A Virgem dizia continuamente em seu Coração: “faça em mim segundo vontade”.
Nós não poderíamos encontrar melhor caminho de santidade do que imitar a Virgem nessa disponibilidade, para que sempre e em tudo se cumpra em nós a divina vontade.
- Alfonso Milagro -

Maria é mais santa que os santos, mais pura que os anjos, mais excelsa que os céus, mais gloriosa que os querubins, a que está mais perto e a mais semelhante a Deus.
Maria é como um lírio entre espinhos, como um amanhecer sem poente, como um astro que recebe continuamente a luz do sol, como uma fonte perene na qual se alegra o Pai eterno.
- Alfonso Milagro -

Nosso relacionamento com Maria nos leva infalivelmente ao relacionamento com Deus: o Pai, com quem ela partilha a fecundidade; o Filho, que se entregou a ela sem reservas; o Espírito Santo, que a encheu de seu amor. Orar à Virgem é se aproximar do Deus Uno e Trino que enche totalmente seu Imaculado Coração.
Maria está saciada de Deus e quem dela se aproxima não pode senão sentir-se perto de Deus.
- Alfonso Milagro -

O Coração de Maria foi um livro de orações. Maria não precisava consultar outros livros e devocionários para pôr-se em oração: seu Coração era o mais belo dos livros e o mais fervoroso devocionário. Em seu Coração, em suas lembranças, Maria lia, meditava, aprofundava-se nas coisas e nos planos de Deus.
Encha seu coração das coisas de Deus e assim você poderá pensar nelas, falar delas e comunicá-las aos outros.
- Alfonso Milagro -

Seguindo o exemplo da Virgem Mãe de Deus, encontramos o caminho, encontramos o Senhor.
Virgem cheia de fé, ensina-nos a crer, para fazer de nossa vida a resposta que nos pede a cada instante nosso Senhor.
Virgem Mãe de Deus, ensina-nos o amor, para que saibamos implantar em nosso mundo o reinado de teu Filho, que se baseia no amor.
Virgem humilde, que, como tu, eu me coloque nas mãos de Deus, para que Ele faça de mim o que quiser.
- Alfonso Milagro -

O Coração de Maria é a projeção do Evangelho para o nosso século. Maria viveu o Evangelho em seu mais puro e elevado espírito na interioridade de seu Coração.
O cristão de nossos dias, que pretender adaptar sua vida às exigências do Evangelho, só tem é que penetrar com máximo respeito no sagrado templo do Coração da Mãe de Deus e ver e aprender como ela viveu as exigências da Palavra de Deus.
- Alfonso Milagro -

Maria, foi Mãe na terra e continua sendo Mãe no céu. Temos no céu uma Mãe, que pensa continuamente em nós, que deseja sinceramente nosso bem, que tem em suas mãos os tesouros da divindade e quer comunicá-los a nós.
Descansemos confiantes, como criancinhas, nos braços de tão boa Mãe.
- Alfonso Milagro -

No caminho da santidade, a Virgem tomou a Deus por guia. Maria observava o que Jesus dizia e fazia, meditava-o em seu coração e o punha em prática.
Também nós devemos ter por guia a Jesus e Maria; assim alcançaremos a santidade. Imitemos a Maria, pois imitar a ela é imitar a Jesus.
- Alfonso Milagro -

Quem se aproxima de Maria, santifica-se, pois Maria é tão santa, que não o é somente para si, mas que comunica também santidade a todos os que dela se aproximam.
Aproximamo-nos de Maria, pensando nela, invocando-a com nossas súplicas, amando-a com filial ternura, tratando de imitá-la em suas virtudes.
- Alfonso Milagro -

Quem, ó Mãe de Deus, recorreu à vossa proteção, sem ser prontamente libertado por vós? Quem vos implora, sem encontrar em vós uma auxiliadora tão poderosa, que jamais frustra sua confiança?
Ninguém, ó Virgem Mãe de Deus, que tenha recorrido a vós, saiu frustrado; pelo contrário, ele vos vê atender à sua oração e não tarda em receber o benefício que atende plenamente a seus desejos.
- Alfonso Milagro -

Orar é mais ouvir a voz de Deus do que pronunciar palavras.
Maria foi toda ouvidos, porque foi toda coração; foi toda silêncio, porque foi toda ouvidos; foi toda coração, porque foi toda amor a seu Deus e aos homens, seus irmãos.
Como é importante saber escutar a Deus! Isso é orar!
- Alfonso Milagro -

A mãe nunca julga o filho, nunca condena seu proceder. Se isto faz a mãe terrena, imagine o que faz nossa Mãe Celestial!
Nas mãos dela Deus entregou a misericórdia e o perdão. Por isso, quando a consciência ficar pesada com o pecado, devemos recorrer a Maria, implorando sua intercessão, pois sempre encontraremos seu coração pulsando por nós, intercedendo por nós e nos amando.
- Alfonso Milagro -

Deus colocou Maria Santíssima como elemento de coesão em sua Igreja, para que ela apague todas as diferenças que nos separam e nos distanciam; todo ser humano tende à desunião e a união estável somente Deus a dá. A união dos cristãos continua sendo uma utopia, porque não conseguimos fundamentá-la na fidelidade ao amor a Deus e ao amor de Maria.
Rezemos e trabalhemos para que essa união deixe de ser uma utopia e se converta em realidade.
- Alfonso Milagro -

Sentir-se triste e infeliz é ter-se afastado da Mãe Celestial.
Viver a vida espiritual sob a influência de Maria é viver iluminado com a luz de um ideal, que centraliza todos os esforços, reaviva todos os entusiasmos e alegra a vida inteira. Não se afaste e não se esqueça de Maria. Tenha-a presente em todos os momentos, em todas as suas atuações, em tudo o que fizer, em todos os seus júbilos e em todas as suas tristezas, que com a presença dela se tornaram mais suportáveis.
- Alfonso Milagro -

Se fôssemos estudar a química do amor, deveríamos chegar a conhecer os elementos que o formam. Existe uma química sobrenatural, que transforma as coisas da terra e as converte em realidades do céu.
Em Maria Santíssima o elemento principal e predominante, que constitui seu amor, foi a presença de Deus ativa nela, de modo que até o amor que tem pelos homens não é senão uma projeção e extensão de seu amor a Deus.
Se amamos nosso próximo somente por sua dignidade de pessoa humana, nosso amor não passa de um amor antropológico; ao passo que, se amamos os homens por amor a Deus, elevamos o amor de algo meramente humano para algo certamente divino.

Mãe amada, roga por nós, teus filhos, para que nos amemos uns aos outros por amor de Deus.
- Alfonso Milagro -

Todos os atos da vida da Virgem estiveram orientados para Deus, tudo o que fazia era por seu Filho e para seu Filho. Em sua vida tudo terminava em Deus, assim como nela tudo começava em Deus.
O que não fizermos por Deus é perdido e não tem mérito para a vida eterna. Tudo quanto fizermos nesta vida deve ter sua projeção na vida eterna, de vez que esta vida terrena não tem sentido em si mesma, senão enquanto é preparação para a vida definitiva.
- Alfonso Milagro -

O fato de Maria ter aceito a Cristo levou-a a uma vida pobre e humilde, cheia de privações, a aceitar a dor que supunha o fato de ser Mãe do Crucificado.
Pela fé aceitamos Cristo, e devemos conscientizar-nos de que Cristo supõe para nós sacrifícios pessoas muitas vezes dolorosos, negação de nossos gostos e conveniências, humilhações muito sentidas, morte e renúncia a tudo o que não seja Deus.
Se nos abraçamos a Cristo, abracemo-nos com a cruz de Cristo.
- Alfonso Milagro -

Se nós cristãos ainda não conseguimos a unidade que o Evangelho nos pede é porque não temos tratado de unir-nos na Mãe comum de todos.
Somente quando eles e nós aceitarmos Maria, recorrermos a Maria, amarmos Maria, é que chegaremos a conseguir a unidade.
Tudo o que fizermos para difundir o amor e a devoção a Maria é trabalhar pela unidade.
- Alfonso Milagro -

Quando o Verbo de Deus se encarnou no puríssimo seio de Maria José ignorava aquele mistério. Maria o amava do íntimo do coração e ao vê-lo sofrer com a dúvida e com o desconhecimento do que se passava também ela sofria intensamente. No entanto, Maria guardou silêncio, deixou que o próprio Deus revelasse o seu segredo.
Guardar silêncio, conservar um segredo, em certas ocasiões pode ser necessário. Calar nem sempre é fácil, mas em certas ocasiões se tornará muito conveniente e até necessário.
- Alfonso Milagro -

Deus fez Maria superior a todas as criaturas, porém Maria não é divindade, é humana como nós; possui nossa mesma natureza.
Deus a fez maravilhosamente bela, santa e sublime, para que ela possa nos ajudar; mas a fez humana, para que pudesse compreender melhos os irmãos e melhor pudesse compadecer-se de nós e consolar-nos quando nos visse tristes, animar-nos quando nos visse abatidos, levantar-nos quando estivéssemos em pecado, levar-nos a Deus quando estivéssemos afastados dEle.
Jamais se ouviu dizer que alguém tivesse recorrido à sua proteção sem ter sido socorrido.
- Alfonso Milagro -

O Coração de Maria é o que mais se assemelha ao Coração de Deus e é o Coração mais terno com que mãe alguma jamais pôde sonhar. Por isso, em seu Coração de Mãe de Deus e Mãe dos homens, sempre encontram eco o amor e o perdão.
Devemos recorrer ao Coração de Maria, pois havemos de conseguir o que queremos.
- Alfonso Milagro -

Caminhemos levados pela mão de Maria, todos juntos, com nossas mãos dadas, mas todos levados pela mão de Maria, que é mão suave e terna, mas que também é forte e firme como mão de Mãe.
Maria jamais nos solta, mas somos nós que nos desprendemos e é então que ela o sente profundamente e nos acompanha com seu olhar triste porque, ao nos afastarmos dela, estamos nos afastando de Deus.
- Alfonso Milagro -

O homem é eterno peregrino que se dirige a Deus, sentindo Sua necessidade, buscando Sua presença, sentindo saudade de Seu amor; esse eterno peregrino ensaia seus passos vacilantes e cansados apoiado num cajado, que lhe facilita o caminhar. O cajado do cristão peregrinante rumo à pátria celestial há de ser Maria. Se você nela se apóia, não cairá; se nela confia, não desanimará; se ela o acompanha, você não se perderá.
- Alfonso Milagro -

Evangelizar é tornar Jesus conhecido e Maria foi a primeira evangelizadora, pois ela O mostrou aos pastores de Belém, aos Reis Magos, aos apóstolos e aos primeiros discípulos de Jesus. Ela percorre agora o mundo, acompanhando os missionários do Evangelho, dando-lhes força e entusiasmo, concedendo-lhes até as energias físicas de que precisam.
Maria sempre presidindo o trabalho de evangelização da Igreja; Maria sempre animando as comunidades cristãs; os cristãos sempre recorrendo a Maria, confiando em Maria e sendo ajudados por Maria.

Mãe, jamais permitas que me esqueça de ti; mas se - que Deus não o permita - chegar a esquecer-me de ti, mesmo então não te esqueças de mim.
- Alfonso Milagro -

Quando Cristo e Maria entram na vida de um homem, o homem muda, porque sua vida muda. Cristo e Maria transformam o ambiente, oxigenam esse espírito... ao penetrar na vida desse homem, Cristo e Maria a enchem da luz da fé e do fogo do amor a Deus e aos homens.
Assim, nessa vida tudo muda, tudo melhora, tudo se eleva em perfeição.
- Alfonso Milagro -

Maria Imaculada e modelo de perene juventude, ideal da juventude, estímulo e força para a juventude.
Não importam os cabelos brancos nem as rugas do rosto, nem os anos que se acumulam, conquanto sempre se conserve o ânimo, o otimismo, o entusiasmo, a vitalidade da alma, o desejo de fazer algo por Deus e pelos outros; conquanto sempre se comece cada novo dia com o desejo e a resolução de ser um pouco melhor, de amar um pouco mais, de servir melhor os outros...
- Alfonso Milagro -

À Virgem Maria se aplicam as palavras: "Eu durmo, mas meu coração está vigilante".
As coisas da vida, as ocupações diárias, os trabalhos, os problemas que devemos enfrentar, nada deve nos separar de Deus, nada deve cortar a corrente de afeto e presença, que se estabelece entre Deus e nós.
São Paulo afirmou que nada nem ninguém era capaz de separá-lo do amor a Cristo. E você poderá afirmar o mesmo?
- Alfonso Milagro -

A fé de Maria foi heróica: tudo o que via contrariava o que ouvia; no entanto, acreditou no que ouvia. Via em seu Filho uma criança terna e indefesa, e ela acreditava que era seu Deus. Mais tarde o via crucificado e morto, vencido e sepultado, no entanto, ela acreditou em seu triunfo e ressurreição.
Em nossa vida, com frequência as coisas nos ocultam a Deus. Mas nós devemos saber descobrir a Deus nessas mesmas coisas, descobrir a luz em todos os rincões em que se adensam as trevas.
- Alfonso Milagro -

É preciso que nossas relações pessoais com nossa terna Mãe do céu sejam íntimas e sinceras, mas também de uma ternura e confiança como somente ela nos pode inspirar.
Se queremos que a mais cândida felicidade se apodere de nossa vida, vivamos filialmente e de modo carinhoso nossas relações com Maria.

Mãe, nós desejamos perseverar na oração contigo.
- Alfonso Milagro -

Se Cristo é a luz, Maria é o espelho que reflete fielmente essa luz. Maria é a mais semelhante a Jesus, ninguém mais semelhante a Ele do que Sua própria Mãe.
Esforçando-nos por assemelhar-nos a Maria, estamos nos aproximando da semelhança com Jesus. A mãe imprime seus traços no filho... Deixemos que a Mãe do céu realize em nós essa função maternal, que nos torne cada vez mais semelhante a Jesus pela graça e pelas virtudes.
- Alfonso Milagro -

Maria lia a Palavra de Deus e a conservava em seu coração.
A Palavra de Deus nos fala, nos questiona, nos faz exigências, nos posiciona, nos anima; é preciso lê-la com frequência, meditá-la demoradamente, vivê-la com fidelidade.
Na oração nós falamos com Deus, na leitura da Bíblia, Deus nos fala. Se a primeira coisa é importante, a segunda é necessária. Deus já conhece o que nós podemos dizer-Lhe; o que Deus tem a nos dizer, sempre é novo para nós.
- Alfonso Milagro -

Nada podemos oferecer à Santíssima Virgem que mais lhe agrade, do que falar de Seu Filho Jesus, dá-lO a conhecer a todos os homens, pregar e proclamar Seu Evangelho, transmitir Sua mensagem de salvação.
Não diga que ama Maria, se não ama a Jesus, pois se vamos a Maria é para chegar a Jesus.
Se você ama a Jesus, fale de Maria; se ama a Maria, fale de Jesus. Que o homem não separe o que Deus uniu.
- Alfonso Milagro -

Nenhuma realidade pode causar em nós uma alegria tão profunda e tão duradoura como a que nos proporciona o fato de saber que não somos orfãos, mas que no céu temos um Pai, que é Deus, e uma Mãe, que é Maria. A paz inunda nossa alma, o sorriso aflora aos nossos lábios, a alegria penetra em nossa vida.
Pense com frequência em Maria, tenha-a presente em todos os momentos de sua vida, invoque-a sobretudo nas passagens mais difíceis e comprometidas; recorra a ela nas tentações. Se você andar com ela não se desviará.
- Alfonso Milagro -

Com certeza, o Menino Jesus tropeçou e caiu quando aprendia a dar os primeiros passos e Maria o acudia solícita para levantá-lo e o levava pela mão, para sustentá-lo e guiá-lo.
Quando Maria Vê que nós, seus filhos, caímos em pecado também acode solícita para socorrer-nos. Para não voltar a cair temos que caminhar na via do Senhor. Deixemos que Maria nos tome pela mão, apoiemo-nos nela, guiados por seu espírito, alentados por seu amor, animados por seu olhar, sustentados por sua companhia e tranquilizados por sua devoção.
- Alfonso Milagro -

Quando o Espírito Santo desce sobre os Apóstolos no Dia de Pentecostes, encontra-os agrupados em volta de Maria. Maria era o elemento de coesão e hoje, como ontem, Maria continua sendo elemento de união. Não se afaste dela e não se afastará de seus irmãos e encontrará sua salvação.
- Alfonso Milagro -

Maria ficou à procura de Jesus durante três dias e O encontrou no Templo. Maria não compreendeu o comportamento de Jesus...
Nem sempre chegaremos a conhecer os planos que Deus tem sobre nós. Será esse o elemento em que deverá aflorar nossa fé. A fé não é tanto compreensão quanto aceitação do que não se compreende e nisso reside o mérito da fé.
São muitas as coisas que ignoramos e que Deus nos dará a conhecer, quando nos levar para o céu; enquanto esse momento não chega, é preciso viver a obscuridade da fé, vivendo-a com amor e no amor.
- Alfonso Milagro -

Na vida da Virgem encontramos muito poucas coisas extraordinárias ou que chamem a atenção. Maria santificou-se nas mil e uma coisas da vida cotidiana de uma solícita dona de casa.
Não pensemos que chegaremos à santidade fazendo coisas raras ou estrondosas, coisas que saiam do comum. O extraordinário não deverá estar no que fazemos, mas no amor com que o realizamos.
- Alfonso Milagro -

Maria foi o mais sagrado templo onde habitava o Espírito Santo e com isso está apresentando a nós a maneira como devemos agir na vida. Mesmo que no meio da agitação da vida moderna, devemos guardar zelosamente a presença do Deus Uno e Trino que vive em nós pela graça.
Jamais se esqueça de que, pela graça, você se converteu em um templo sagrado da divindade.
- Alfonso Milagro -

Tudo o que Maria pensava e fazia era santo. Tão santa era ela que comunicava santidade a tudo e a todos.
Aqui você tem um meio sumamente fácil e prático para chegar à santidade: pense sempre em Maria, viva perto dela, abrigando-se com confiança em seu regaço maternal; aja como sempre agiu Maria, ame o que ela amou, viva pelo que ela viveu, sofra como ela sofreu e goze o que ela gozou.
Que sua vida seja como um decalque da vida de Maria.
- Alfonso Milagro -

Maria nos ensina o que ela aprendeu aos pés da cruz: que a dor cristã é redentora! Ela presenciou a morte do Filho de Deus com fé e convicção muito firmes de que logo Ele ressuscitaria e viveria. Nesta fé, ela sustentou os discípulos do Crucificado.
Você também deve ser, perante o mundo, testemunha da ressurreição do Senhor. Deus vive e vive em você, vive por você, porque você o torna conhecido do mundo.
Como Maria Santíssima, confirme seus irmãos na fé e no amor.
- Alfonso Milagro -

Se em tudo Maria é modelo de nossa vida, o é também na oração.
"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade". Maria acreditou que o Senhor queria fazer nela coisas maravilhosas.
É assim que deve ser a nossa oração: dispor-nos a acatar a vontade de Deus, deixar que o Senhor desenvolva em nós seus planos e os projetos que Ele tem sobre nossa vida.
- Alfonso Milagro -

A comunhão com os irmãos realiza-se mediante a comunhão de todos no amor da Mãe. Se os cristãos se acham divididos entre si, é a Mãe dos cristãos que deve conseguir-nos a unidade; somente ela poderá alcançar que cumpramos o preceito que o Mestre nos deixou: "Amai-vos uns aos outros".
Não nos esqueçamos de que, para nos aproximarmos de Deus, é preciso aproximar-nos primeiro dos irmãos; para comungar com Deus, deve-se previamente comungar com os irmãos.
- Alfonso Milagro -

Fazer a caminhada da vida sozinho e sem companhia, se torna incômodo e pesado; ao passo que um bom companheiro de viagem ajuda a realizar a caminhada com mais energias e com maior entusiasmo.
E, se aquela que nos acompanha no caminho da vida é a doce Virgem Maria, então o peregrinar se transforma em algo prazeiroso e atraente. Ninguém pode caminhar melhor que ela, no caminho que nos conduz a Jesus e por Jesus ao Pai celestial.

"Vem conosco caminhar, Santa Maria, vem"!
- Alfonso Milagro -

Maria Santíssima falou muito pouco, mas, se ela não nos animou com suas palavras, bem que o fez com muita eloquência com sua vida e seu exemplo.
O testemunho da vida autêntica cristã que você leva deve ser a melhor palavra que possa pronunciar. Porém, não é menos eloquente a palavra do testemunho que, sem falar, proclama a mensagem evangélica.
Seja, pois, cristão com suas palavras, mas não deixe de ser cristão com seus exemplos.
- Alfonso Milagro -

Nas diversas circunstâncias de sua vida, Maria se apresenta como mulher responsável, que assume conscientemente a decisão das determinações que toma.
Em nossa vida, todos nós nos deparamos frente a situações difíceis, que não poderemos passar por alto. Nesses momentos, recorramos à oração, para pedir as luzes que necessitamos e muito em particular peçamos a proteção maternal de Maria, que não deixará de ouvir-nos.
- Alfonso Milagro -

A caridade é o amor teologal e a terra natal do amor é o Coração de Deus no céu, e o coração das mães na terra. Na qualidade de Mãe de Deus e de Mãe espiritual dos homens, Maria é expressão do amor.
O cristão é também um homem que é chamado a viver o amor a Deus e ao próximo, isto é, o amor teologal ou a caridade.
- Alfonso Milagro -

Quando a tentação ronda ao nosso redor para fazer-nos cair, quando em nosso íntimo surgem os instintos alvoroçados, quando a soberba, o egoísmo e a comodidade pretendem subjugar-nos, pensemos que é muito melhor agradar a nossa Mãe Santíssima do que satisfazer nossos gostos pessoais.
Se tivermos a consciência de que temos vivido tratando de agradar a Virgem, então estaremos certos de nossa salvação, pois os gostos da Virgem são os gostos de Deus.

Maria nos espera para ser, junto com Deus, nossa felicidade eterna.
- Alfonso Milagro -

Maria Santíssima foi modelo em todas as circunstâncias da vida.
Também nós chegaremos a conseguir a santidade de nossa vida, se nos propusermos imitar a Santíssima Virgem em suas atitudes. Comecemos, portanto, a agir neste sentido a partir de hoje mesmo, não adiemos mais as coisas, não as deixemos para mais adiante, porque esse momento mais adiante pode não chegar mais.
- Alfonso Milagro -

O amor é o motor, o determinante das ações do cristão, mas é também a bússola que orienta, ao mesmo tempo que é a meta do esforço que abre a seguir o caminho. Assim, o amor é, pois, a explicação da vida do cristão, como o foi da vida da Virgem Maria, que poderia ser sintetizada, dizendo-se que foi a vivência plena e sem restrições do amor a Deus e do amor ao próximo.
"Mãe do lindo amor", é como a invoca a piedade cristã.
Que ela nos ensine a amar, assim como ela amou, aqueles que ela amou e pelas razões que a levaram a amá-los.
- Alfonso Milagro -

A mãe se entrega ao filho sem limites, nem condições, nem restrições. Maria, Mãe de Jesus, entregou-se a Ele desta forma; viveu para Ele, preocupada com Ele e com Suas coisas.
Você, em sua vida cristã, deve preocupar-se com Jesus e com Seus interesses. Que em sua vida nada haja que não fique sob a influência de Jesus Cristo, que não seja animado por Seu Espírito.
- Alfonso Milagro -

Maria é toda coração, porque é toda amor; e é toda amor, porque é Mãe.
O cristão vive do amor, no amor, com amor e para o amor, porque Deus é amor. O cristianismo é a religião do amor.
Quanto mais amor você colocar em suas ações e em suas relações com os outros, viverá mais cristamente.
Maria é amor e nos lembra que a verdadeira alegria é fruto do Espírito de Amor.
- Alfonso Milagro -

A razão da existência de Maria Santíssima é ser Mãe de Deus. Porém, Maria está destinada a ser também a guia e a estrela orientadora da Igreja de Jesus Cristo. O Senhor Jesus aos pés da cruz entregou à Sua Mãe Santíssima o cuidado dos homens, o cuidado solícito de Sua Igreja.
Por isso Maria caminha diante da Igreja como estrela que a guia, como norte e bússola que a orienta, como Mãe que chama seus filhos para levá-los a Deus.
- Alfonso Milagro -

A Virgem Maria é a "Mãe do perfeito amor". Amor que enobrece, eleva e santifica; a ela devemos recorrer para conseguir esse amor.
Viva para amar; ame e viverá e, se viver amando, viverá feliz e tronará felizes todos os que estão à sua volta.
- Alfonso Milagro -

Se somos companheiros de luta de Cristo, também seremos de vitória; se vamos de mãos dadas com Maria, não nos desviaremos do caminho do bem, do caminho do céu; se caminhamos de mãos dadas com Maria, não cairemos, pois ela nos sustentará e, se por infelicidade chegarmos a cair, ela nos erguerá prontamente.
Por isso, não há ninguém tão seguro, tão feliz, tão tranquilo como aquele que vive sinceramente o amor à Virgem Santíssima.
- Alfonso Milagro -

No dia da Anunciação, Maria recebe o aviso do anjo e, ao aceitar os planos de Deus, ela não conhecia muitos pormenores, mas se colocou cegamente nas mãos de Deus.
Este será o mérito de nossa fé: confiar plenamente na bondade e na providência divina e aceitar os planos de Deus; assim estamos certos de que tudo o que Deus nos permitir em nossa vida será, em última instância, para nosso bem espiritual.
Por conseguinte, como crianças pequeninas, lancemo-nos nos braços de nosso Deus Pai e deixemos que Ele desenvolva em nós Seus planos.
- Alfonso Milagro -

Os que não reconhecem Maria como Mãe, só tem a perder... vivem privados de luz, de forças, de entusiasmo, de calor do regaço materno, das bondades do Coração de nossa Mãe. Maria não que deixar de cumprir sua função maternal, mas se a pessoa não a reconhece ela nada pode fazer.
Triste é a orfandade, porém imensamente mais triste é a orfandade voluntária; não conhecer a Mãe é causa de amarga dor. Que dor não será então, quando não se quer reconhecê-la e aceitá-la?
- Alfonso Milagro -

A Mãe é a lágrima que chora todos os nossos sofrimentos, o sorriso que alegra todas as nossas palavras, o perdão que se nos oferece para nossas culpas, a mão sempre estendida para ajudar-nos, o coração sempre pulsando por nós, amando-nos como somente uma mãe pode e sabe amar, a oração elevada aos céus por nossas necessidades e o pensamento que sempre nos tem presentes.
Isto é ser Mãe e essa é Maria; e tudo isso faz Maria conosco. Daí que quando alguém se conscientiza de que é filho de Maria, a vida é levada em plena alegria.
- Alfonso Milagro -

Jesus é a Verdade e a Vida; por isso Maria é a Mãe da Verdade e da Vida. Ela nos conduz à Verdade, que é Jesus. Quem está em Jesus, permanece na verdade e está certamente com Maria.
Maria é o caminho mais rápido e seguro para chegar à Verdade e à Vida.
- Alfonso Milagro -

Maria é a "Mãe do Bom Conselho". Não permita Deus que ela venha a admoestar-nos, dizendo-nos: "Sou a Mãe do Bom Conselho e no entanto vocês não pedem meu parecer".
Acertaríamos muito mais em nossas determinações, seriam muito mais prudentes nossas decisões, se antes de tomá-las consultássemos nossa Mãe do céu.
Quando uma mãe aconselha um filho, sempre está agindo corretamente; mas quando essa mãe é a prórpia Mãe de Deus, então estamos absolutamente certos de estar na verdade.

Maria sempre tem uma palavra a dizer-nos em todo tempo e circunstância de nossa vida.
- Alfonso Milagro -

A Virgem Maria sempre amou a verdade e o bem, porque em sua vida ela não teve outro rumo senão cumprir em tudo a vontade de Deus, que é verdadeira e boa.
Se você quer construir neste mundo o Reino de Deus, deverá então construir um mundo fundamentado na verdade e no bem. Para isso, para que tudo quanto fizer seja verdadeiro e bom, adapte-o à vontade do Senhor, seu Deus.
- Alfonso Milagro -

Como é enternecedor o quadro que nos apresenta Maria ensinando a Jesus como dar os primeiros passos! Pensar que a Virgem ensinou a Deus a caminhar, a comer, a calçar as sandálias! Até Deus submeteu-se a Maria para aprender algumas coisas.
Nós também devemos aprender de Maria muitas coisas, mas sobretudo aprender a caminhar rumo a Deus; ela nos pegará pelas mãos e assim, com ela e levados por sua mão maternal, chegaremos a nosso Pai.
Não esqueçamos, portanto, de cada dia deixar-nos levar pelas mãos de Maria, invoquemo-la, recebamo-la, acorramos a ela com confiança e amor de verdadeiros filhos.

Toda a beleza e toda a bondade de Maria brota de seu coração. A vida íntima da Virgem refletiu-se no exterior: se seus olhos foram limpos e puros, foi porque seu coração foi virginal; se suas obras foram santas, foi porque seu espírito vivia em santidade.
Com sua presença, Maria contribui para formar o Reino de Deus, que é reino de justiça, de verdade, de amor e de paz.

O cristão tem que ser santo, seu maior esforço deverá orientar-se no sentido de ser santo.
- Alfonso Milagro -