Encontro com Jesus

O coração tem que estar sempre em comunhão com Jesus; o coração com sua adesão e seu afeto; o coração com sua entrega e sua generosidade; o coração com a sinceridade e a profundidade de seu amor. Quando o externo não responde a um verdadeiro espírito interno, não tem nenhum sentido! (Alfonso Milagro)

Jesus fala em nome do Pai que O enviou; por isso, Jesus é o profeta do Pai; o que Jesus ensina não é Sua doutrina, mas a doutrina do Pai. Jesus quer nos levar todos ao Pai; assim Ele cumpre Sua missão profética.
O cristão, por seu batismo, participa da missão profética de Jesus; o cristão, por isso mesmo, deve cumprir sua missão, tomando antes de tudo consciência de que ele é o profeta de Jesus, enviado por Jesus ao mundo para transmitir-lhe Sua doutrina, Sua Palavra e Sua mensagem salvífica. (Alfonso Milagro)


Jesus veio ao mundo para que tenhamos vida. Aproxima-te, pois, de Jesus para ter vida e não te afaste nunca dEle, para permaneceres na Vida. (Alfonso Milagro)

O mistério da origem e da natureza de Jesus se revela só à fé, ao homem que tem fé e que com fé olha todas as coisas. Existem certas coisas que se captam pelos sentidos: são as coisas materiais; outras se conhecem pela razão: são as coisas racionais; mas as coisas do Espírito somente se alcançam pela fé e com a fé. (Alfonso Milagro)

A missão do cristão é evangelizar, construir, edificar, fazer surgir uma comunidade cristã ali onde ainda não existia; dar a conhecer o Senhor, proclamar a fé e a mensagem do Senhor. E, ali onde já se pregou o Evangelho, onde já se conhece o Senhor, a missão consistirá em aprofundar, robustecer, estabilizar essa comunidade de fé.
A missão é muito ampla, abrange todo o mundo; não fica limitada nem por espaços, nem por fronteiras, nem por ideologias de nenhuma espácie. (Alfonso Milagro)

Dizer ao cristão que deve amar e falar de Cristo não parece desnecessário? Um cristão sem amor a Jesus Cristo é um soldado sem armas, um corpo sem vida, olhos sem luz, pulmões sem oxigênio... O cristão deve falar de Jesus sem medo de espécie alguma. Jesus Cristo e Suas coisas devem ser seus maiores interesses; o ideal do cristão é Jesus Cristo. (Alfonso Milagro)

Falar e calar são artes e requerem prudência e domínio próprio. Cristo permaneceu calado, viveu em silêncio e ignorado durante trinta anos, para depois poder falar pelo espaço de três anos somente. A palavra de Cristo, ao promulgar Sua obra redentora, foi amável, atraente, mas decisiva, penetrante e convincente. Quando calou, não se defendeu diante das infâmias, das calúnias, das acusações e das injustiças. Certamente, não basta falar e calar; é preciso saber fazê-los. (Alfonso Milagro)

Nada existe que nos santifique, se não for a vontade do Pai celestial; devemos acomodar nossa vida, nosso agir à vontade de Deus. Nada existe que nos deva preocupar tanto como a busca da vontade de Deus, chegar a conhecer o que é que, em cada momento e circunstância, Deus quer de nós. (Alfonso Milagro)

Aquele que ora se conscientiza de sua necessidade e pede auxílio. Às vezes temos feito tudo o que nos cumpre fazer, mas nada conseguimos... Só Cristo pode solucionar nossos problemas. Ele é alguém que se preocupa conosco e com quem se tem de ter relações pessoais. Mesmo que todos nos abandonem, Jesus está sempre do nosso lado com Seu poder e com Sua bondade. (Alfonso Milagro)
 
A divisão entre os seguidores de Jesus Cristo é o meio mais eficaz para a destruição do Reino de Deus; aí reside a gravidade que reveste a divisão entre os cristãos. Nem sempre se poderá exigir que todos pensemos o mesmo e da mesma maneira, mas, que nos uma o coração; a desunião não é tanto produto das idéias, e sim das atitudes e dos sentimentos que acompanham essas atitudes e essas idéias. (Alfonso Milagro)


Jesus nos deu belos exemplos de humildade. De si mesmo afirma: o Filho do homem veio, não para ser servido, mas para servir. Servir tem de ser o lema do cristão: aquele que não vive para servir, não serve para viver. O que importa não é brilhar, mas servir amando ou amar servindo. (Alfonso Milagro)

Jesus nos proíbe julgar o próximo sem o fundamento devido, porque sabe que somos naturalmente propensos a julgar os outros com excessiva severidade. Julgando severamente nosso próximo, nos fechamos ao caminho da misericórdia de Deus. O julgamento das intenções humanas está reservado a Deus; por isso, Jesus é tão taxativo: Não julgueis e não sereis julgados”. (Alfonso Milagro)

Jesus nos manda amar nosso próximo, seja ele nosso inimigo ou seja lá quem for, por amor à Ele. Portanto, não exclua ninguém do teu amor, assim como Jesus também não te exclui apesar de teus pecados. (Alfonso Milagro)

Jesus nos pede que sejamos santos, e a santidade consiste em nos aproximarmos de Deus, em segui-lO, em pertencer a Ele conscientemente e deliberadamente, em imitá-lO, em esforçar-nos por ser como Ele é. (Alfonso Milagro)

Jesus aperfeiçoa a lei com Seu preceito do amor ao próximo, amigo ou inimigo; o discípulo de Jesus deve amar o inimigo e deve orar por ele, descobrindo o irmão até naquele que o incomoda e o persegue. E isto, por difícil que pareça e possa chegar a ser em determinadas circunstâncias, é um preceito do Evangelho, um mandamento obrigatório do Mestre. (Alfonso Milagro)

Adverte-nos o Senhor: “Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor(Jo 15, 9-10). Nossa vida cristã tem de ser preferencialmente a expressão e a manifestação de nossa fidelidade ao amor de Jesus Cristo; temos de fazer tudo com amor e por amor. (Alfonso Milagro)

Nosso encontro definitivo com o Senhor se realizará de acordo com o que tenham sido nossas relações pessoais com cada um dos nossos irmãos. O amor não se afirma, não se proclama, não se publica; o amor se vive, e a única maneira de viver o amor é amando. O Senhor insiste conosco que devemos amar precisamente os que mais necessitam de nosso amor: os mais necessitados, os pobres, os doentes, os idosos e os desamparados. (Alfonso Milagro)

Jesus nos chamou para amar-nos uns aos outros, e o cumprimento desse mandamento distingue o cristão daquele que não é cristão. O amor a Deus tem de ser vivido e tem de se expressar no amor ao próximo. O cristão reconhece Deus em seu próximo e ama a Deus no próximo. O que fazemos a algum de nossos irmãos é a Deus que fazemos; todo o segredo do cristianismo consiste em saber descobrir Deus, que está nos seres da natureza, mas muito particular e de modo muito paternal em Seus filhos que sofrem. (Alfonso Milagro)

Existem pessoas que fazem depender sua fé da fé dos outros... por isso, se parecem com o caniço que o vento balança, ou com a trepadeira que sobe, apoiada na parede: derruba-se a parede e cai a planta. Não existe senão um só apoio que pode sustentar devidamente: Cristo! (Alfonso Milagro)

O Evangelho é a boca de Jesus Cristo, da qual saem as palavras de que necessitamos em cada momento de nossa vida. Nos ensinamentos de Jesus encontramos resposta para todos os problemas espirituais e bálsamo para todas as feridas. (Alfonso Milagro)

Jesus chama e convida todos os que se acham oprimidos por algum pesar, os que sofrem qualquer dor e miséria, e a todos promete consolo e alívio. Em Sua companhia e em Seu convívio acharão a paz para a alma e o alívio para todos os seus pesares. O Coração de Cristo é o lenitivo mais eficaz e seguro; ali encontraremos paz, alívio, suavidade e calor de compreensão e afeto . (Alfonso Milagro)

Um dos traços marcantes do Coração de Jesus é Sua compaixão e Sua misericórdia para com os pobres materiais e espirituais. Este tem de ser também o traço marcante do coração do apóstolo; um coração verdadeiramente apostólico não pode permanecer indiferente diante das necessidades espirituais dos homens. Olha ao teu redor e verás quantas pessoas existem necessitadas de Deus, de alguém que lhes fale de Deus, que lhes dê o Pão da divina Palavra. (Alfonso Milagro)

Jesus nos promete Sua paz e no-la dá, mas não devemos confundir a paz que Ele nos dá com a paz que o mundo dá. A alegria e a paz do mundo são passageiras... A paz que Cristo nos dá é uma paz mais íntima, profunda, paz da alma, que logo transborda para o exterior, mas que se manifesta não ruidosamente, mas mansamente. (Alfonso Milagro)

Tens confiança na bondade do Coração de Jesus? Jesus Cristo é Deus. Conhecer Jesus é conhecer Deus; amar Jesus é amar a Deus; servir a Jesus é servir a Deus. Jesus é a concretização maravilhosa de Deus adaptado à nossa pequenez; por isso, nossa vida cristã tem que consistir em imitar Jesus Cristo, visto que Ele é o exemplar que nos foi dado para que, imitando-O, consigamos a vida eterna. (Alfonso Milagro)

Nossa oração tem de ser oração de comunhão, de arrependimento, de pranto por nossos pecados; assim mereceremos ser consolados pelo mesmo Jesus, que, ao nos oferecer o perdão, nos dirá “Por que choras?” E a consolação recebida do Coração bondoso de Jesus encherá nossa alma de paz e de alegria pascal. (Alfonso Milagro)

Nos queixamos de falta de amor e Jesus nos diz que isso ocorre porque não temos Deus como nosso Pai, porque não vamos a Deus com amor e nem por amor. O que nos conduz a Deus é o temor ou a angústia e não um amor simples e confiante. Isso nos impede de descobrir a paternidade e o amor de Deus. (Alfonso Milagro)

Seu orgulho pode impedir seu encontro pessoal com Cristo. A oração é sempre atendida pelo Senhor, se é uma oração humilde; precisamos orar sempre com sentimento de verddeira humildade e com perseverança confiando não em nossos méritos pessoais, mas na infinita ternura do Coração de Jesus. (Alfonso Milagro)

Não basta crer para se salvar; é preciso cumprir a vontade do Pai celestial expressa em Seus mandamentos. Em repetidas ocasiões Jesus manifestou que o caminho do céu era difícil, de renúncias, que a vida do homem é uma contínua luta e que a porta do céu é estreita. Sabemos que tudo isso pode se transformar em algo suave e fácil, sempre que o façamos com Jesus e ajudados por Ele. (Alfonso Milagro)

O Senhor oferece paz e sossego a todos os que se acham oprimidos pelas angústias da vida. O coração compassivo de Jesus Cristo oferece a todos nós o descanso e o Seu “vinde a mim” é dirigido a todos os que sofrem e, são palavras que prometem o mais real consolo e o alívio mais eficaz para as nossas canseiras. (Alfonso Milagro)

Somos chamados, por nossa vocação batismal, a possuir a terra e a levar os homens para Deus. O Senhor nos adverte que o conseguiremos com a mansidão, com a paciência e com a bondade. Isto porque dessa maneira praticamos mais e melhor o primeiro dos mandamentos que o Senhor nos deu: amar. (Alfonso Milagro)

Diz o Senhor que a boca fala do que o coração está cheio”;  é grande a necessidade de ter Cristo no coração! Como muda o homem que leva Cristo em seu coração, como muda a sua vida e sua ação. Se você não sente em seu interior a necessidade de falar de Cristo, examine se é porque não tens Cristo no seu coração ou se O tens muito fracamente. (Alfonso Milagro)

Seguir Jesus quer dizer despojar-nos de nós mesmos, não somente de nossas coisas supérfluas, que nos impedem e atrapalham ser a Ele fiel, mas despojar-nos de nossa soberba e do nosso egoísmo, de nosso amor à comodidade e ao luxo, de nossa inclinação à preguiça ou à diversão; despojar-nos de nós mesmos, ou seja, ficarmos verdadeiramente pobres de nós mesmos de tal maneira que nos reconheemos necessitados de Deus. (Alfonso Milagro)
 
Ser cristão é uma coisa muito séria, nada fácil e muito comprometedora. O mundo se governa pelo egoísmo, o cristão sabe que deve amar seu próximo como a si mesmo; o mundo vive impregnado de mal intensionados desejos e desonestas intenções, o cristão tem que viver em uma forte transparência de consciência; o mundo se governa pela violência, o cristão é governado pela paciência.
O mundo é o odre velho carregado de paixões, gasto por seus excessos, rompido por suas ambições, e o cristão é o vinho novo, forte e generoso, saboroso e comprometido, que não pode se adequar, nem se limitar pela inadequação do odre velho do mundo. (Alfonso Milagro)


Aprende de Jesus a retirar-se com frequência para a solidão, para o silêncio e para a oração para poder conhecer qual é a vontade de Deus a respeito de ti. Certas realidades espirituais somente são vistas em toda a sua verdadeira dimensão no silêncio e na solidão, porque somente nessas circunstâncias Deus se revela ao homem. (Alfonso Milagro)

Busca Jesus e busca-O em todos os momentos de tua vida; busca conhecê-lO mais, busca servi-lO cada vez com maior entrega, para amá-lO com toda a tua alma, pois, se O buscas, tu te encontrarás com Ele e nEle encontrarás a graça, a paz, a alegria do coração, a infinita felicidade. (Alfonso Milagro)

O Evangelho é a sequência das ações e dos ensinamentos de Jesus. Jesus nada pede a Seus discípulos que Ele não tenha provado primeiramente. Isto deve ser para nós motivo de ânimo. Nós temos apenas que seguir as pegadas de Jesus, colocar nossos pés na marca que deixaram os pés dEle ao nos preceder em nosso caminho para o Pai. Se sentires os sofrimentos e cansaço, levanta teu olhar e fixa-o em Jesus. (Alfonso Milagro)

As palavras de Jesus são vida e é preciso vivê-las com a maior intensidade possível. Para vivê-las, é preciso conhecê-las e devemos lê-las e meditá-las com frequência. O santo Evangelho tem de ser nosso livro de cabeceira, nosso companheiro de viagem, nosso mais frequente companheiro e nosso alívio mais certo. O Evangelho é a palavra de Jesus Cristo.  (Alfonso Milagro)

A unidade das três Divinas Pessoas em Sua única e mesma natureza divina tem que servir de modelo para a unidade que deve existir entre os cristãos. Um meio para conseguirmos esta união é viver todos intimamente unidos a Cristo pela graça e pelo amor, pois ao amar a Cristo não poderemos senão projetar esse amor para o próximo. Portanto, esforça-te por unir, evita tudo o que possa separar os irmãos e procura ser um elemento de coesão e, não esqueças que o mais forte adesivo para os corações humanos é o amor.  (Alfonso Milagro)

No meio de nossos sofrimentos, quaisquer que sejam eles, não nos afastemos do Senhor e não esqueçamos de buscar Sua companhia. Cristo venceu a dor e nós também podemos vencê-la, vendo nela Cristo crucificado. (Alfonso Milagro)

Se somos discípulos de Jesus, será imprescindível que estejamos dispostos ao sofrimento, pois todos teremos de levar a cruz como o Mestre a carregou. Sofremos por nossos defeitos; nos farão sofrer o próximo, as enfermidades, os desgostos e os dissabores. Sofremos dores no corpo e penares na alma.  Por muitos e dolorosos que sejam nossos sofrimentos, Jesus Cristo sofreu mais que nós e está junto de nós, sobretudo quando sofremos.(Alfonso Milagro)

A vida cristã não pode ser senão a imitação da vida de Jesus, e na vida de Jesus encontramos momentos amargos da Sexta feira Santa, com toda a sua carga de humilhação e sofrimento, e depois a luz alegre da manhã do Domingo da Ressurreição. Assim a vida do cristão está orientada para as alegrias pascais, mas previamente deverá passar pelas tristezas e pelos sofrimentos de Seu calvário. (Alfonso Milagro)

Se nos deixarmos guiar pelo Espírito de Deus e não afogarmos em nós mesmo os Seus impulsos, em diversas ocasiões sentiremos Sua voz e, em nossa intimidades sentiremos o desejo de uma vida mais perfeita, mais cristã e mais apostólica... é o Espírito que está nos inspirando. Não nos façamos de surdos e nem rejeitemos o Espírito! (Alfonso Milagro)

Jesus é o centro de nossa vida espiritual. Todas as nossas obras devem ser para que seja glorificado o nome de Jesus em nós. Tudo por Jesus, tudo com Jesus e tudo em Jesus, para que tudo redunde para maior glória do Pai.
Que Jesus não se afaste nunca nem de nosso pensamento, nem de nosso coração, para que assim nossa vida não se afaste de Deus! (Alfonso Milagro)


Quem semeia o Evangelho produz fruto, mesmo que sejam outros os que recolhem. A tarefa do apóstolo é semear com a única preocupação de semear semente boa. (Alfonso Milagro)

Toda a vontade de Jesus se resume em uma só palavra: amar. Jesus nos pede que amemos os outros, não como nos convenha, mas amando aos irmãos como Ele os ama! Amar como Jesus é não se deixar levar pelo egoísmo, mas amar com sacrifício. Nisso se conhece o verdadeiro cristão. (Alfonso Milagro)

Jesus prevê as dificuldades e os obstáculos que Seus discípulos vão encontrar para perseverar e lhes diz: “permanecei no meu amor”. Ele assim pede, visto que tão somente a perseverança no amor é o que dará valor a nossos atos. Começar é fácil, perseverar já é mais difícil! (Alfonso Milagro)

Jesus é o Caminho que nos conduz ao Pai; Ele é o único acesso ao Pai e, com Seu exemplo, nos ensina o caminho que temos de seguir para chegar ao céu. Jesus é a Verdade no meio de tanta mentira e falsidade que nos rodeia, é uma verdadeira tranquilidade saber que se está na Verdade que nunca muda. Jesus é a Vida, é o centro dos corações e de todos os seres que anseiam viver a bondade e o amor. (Alfonso Milagro)

Não temos direito de desanimar pois Jesus nos deixou como herança o otimismo e a alegria. Nem o desânimo, nem a desconfiança, nem o pessimismo, nem a tristeza devem aninhar-se em nosso coração. Nosso apoio está em Cristo, Ele é nossa esperança e dEle recebemos a ajuda que necessitamos. Não existem horas cinzentas, tristes, com Cristo; tendo-O como amigo, tudo muda e os horizontes clareiam. (Alfonso Milagro)
 
Jesus deve ser nosso modelo e nosso exemplo; para Ele devemos olhar, para que nossa vida se pareça com a dEle; temos que copiar Seus sentimentos e fazê-los nossos, para nos assemelharmos com Ele. Devemos desapegar-nos de muitas coisas que não podem ser de Jesus, coisas que têm muito de humano e pouco de Jesus.
Jesus é o Mestre, o Modelo, e devemos aprender com Ele, imitar a Ele. Em cada um de nossos atos deve aparecer o timbre de Jesus. (Alfonso Milagro)

Nosso coração busca a felicidade e a busca desesperadamente. Nós temos fome de verdade, sede de felicidade; Jesus é aquele que enche estas nossas aspirações. Somente em Jesus Cristo poderemos saciar plenamente essa nossa fome e essa nossa sede, pois Ele não somente nos propõe a verdade, mas Ele mesmo é a Verdade do Pai, a Verdade absoluta. (Alfonso Milagro)

Jesus não se preocupa exclusivamente com as necessidades espirituais dos que O seguem; também atende às necessidades de ordem material, mas, Deus às vezes nos coloca em circunstâncias de provação para que Lhe possamos demonstrar que verdadeiramente O amamos. (Alfonso Milagro)
A fé consiste em receber Jesus, em conhecê-lO e nEle conhecer o Pai, em reconhecer nEle o enviado do Pai. Que nossa fé não seja simplesmente uma fé teórica, mas eminentemente prática em relação à vida; que se manifeste nossa fé em cada uma de nossas obras, no cumprimento de todos os mandamentos, que são a expressão da vontade de Deus. Assim, nossa fé em Jesus nos levará à vida eterna. (Alfonso Milagro)
 
Quando o Senhor não ajuda ou quando não se trabalha em Seu nome e com Seu Espírito, pouco ou nada se consegue. Não é que o Senhor não esteja sempre disposto a nos ajudar; é que nós preferimos trabalhar por nossa conta, confiando em nós mesmos, em nossos talentos e qualidades e, assim, tudo se perde e ficamos de mãos vazias.
Somente confiando-nos a Ele, conseguiremos fruto. Quando o Senhor ajuda, recolhe-se em um momento o que foi impossível durante anos; esta é a matemática de Deus, que todo apóstolo deve aprender. (Alfonso Milagro)

Os apóstolos deram a vida por Jesus e isso foi seu melhor testemunho; talvez você não seja chamado a um martírio de sangue semelhante ao dos apóstolos; mas certamente você é chamado a entregar sua vida pelo Evangelho, entregando seus esforços, seu tempo disponível, seu cansaço e seu repouso, suas preocupações e ações pela difusão do Evangelho. (Alfonso Milagro)

Jesus já ressuscitado se manifesta a Seus discípulos e os saúda com aquelas palavras que empregaria em todas as outras oportunidade nas quais aparecesse: A paz esteja convosco.Onde quer que vás, tens de levar a paz, oferecer a paz; mas não podes fazê-lo se tu não vives em paz e vives a paz. (Alfonso Milagro) 

Jesus se aproxima de nós através de um êxito, uma alegria, muitas vezes como uma enfermidade, um insucesso, uma contrariedade, e muitas outras circunstâncias de nossa vida diária são aparências sob as quais se encobre o Senhor. Falta luz aos nossos olhos para descobrir Jesus sob essas aparências; se tivermos um pouco mais de fé nossos olhos se abrem e veremos Deus em todas essas coisas; veremos a mão de Deus em tudo e nos sentiremos seguros de Sua proteção. (Alfonso Milagro)

Cristo era um homem verdadeiramente perfeito: de vida interior e de oração, ao mesmo tempo que de cuidado e de ação. Grandeza e humildade são unificadas por Cristo em Sua doutrina. Eu sou discípulo de Cristo, seguidor de Cristo, apóstolo de Cristo; Ele deve ser para mim o chefe, o líder, o verdadeiro Mestre, a quem devo escutar para aprender tudo que tenha para me dizer. (Alfonso Milagro)
A escala de valores que este mundo usa é muito diferente da escala de valores que o Evangelho nos formula. Jesus não é deste mundo; por isso, o mundo O perseguiu. Tu que és discípulo de Jesus não deves estranhar por seres incompreendido pelo mundo, pois, embora estejas no mundo, tu não és deste mundo. (Alfonso Milagro)
Jesus perdoa, mas exige que não voltemos a pecar; quem não está disposto a se afastar do pecado não recebe o perdão. Temos que nos afastar do pecado e das ocasiões de pecar. Quando recebemos o sacramento da Reconciliação, temos que estar seguros do nosso arrependimento e de que nosso propósito de emenda é sincero. (Alfonso Milagro)
A misericórdia de Jesus se manifesta no perdão amplo e generoso a nós que pecamos. Não há pecado que Deus não perdoe sempre que se recorra a Ele com um coração contrito e humilhado; nós, pois, conseguiremos o perdão de nossos pecados se nos arrependermos deles e os confessarmos com humildade e confiança. (Alfonso Milagro)
Te apresentas, com tua oração, na presença de Deus com o pleno e real convencimento de tua humildade. Não te esqueças de que a humildade deve te fazer reconhecer e agradecer os benefícios recebidos do Senhor, à semelhança da Virgem Maria, que louvou o Todo Poderoso pelas grandes maravilhas operadas nela. Se tu te manténs humilde, Deus te enriquecerá com os benefícios de Sua graça e de Seu amor. (Alfonso Milagro)
Amar é o distintivo e a característica do cristianismo e vemos quão pouco cristão é o mundo de hoje no qual existe tanto ódio e rancor, tanta injustiça, tanta guerra. Que espetáculo o mundo ofereceria, se nós homens soubéssemos praticar o Mandamento do Amor! (Alfonso Milagro)
Temos necessidade de ler com frequência e de meditar com assuidade o santo Evangelho, onde encontramos a doutrina de Jesus, Seus ensinamentos e Seus conselhos; no Evangelho é que achamos o modo como Jesus pensava e como Ele quer que ajamos. Sigamos Jesus, mas sempre bem de perto e sem evasivas; diz-lhe: “Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás” Lc 9,57. (Alfonso Milagro)
Às vezes se nos apresentam situações difíceis e obscuras; dentro dos planos de Deus, acham-se com frequência as provações e as tribulações, que servem para nos purificar e nos aproximar mais de Deus. Essas provações e tribulações nós a devemos receber como vindas das mãos de Deus e, consequentemente, como meios para nossa santificação; nunca Deus nos enviaria a dor e a provação, se não pudessem redundar em benefício espiritual nosso. (Alfonso Milagro)

Perdoar quer dizer esquecer, não guardar rancor, nem mesmo memória das ofensas recebidas. No cristão, perdoar é esquecer, não guardar rancor e mais: não desejar o mal para os que nos ofendem ou incomodam, mas desejar-lhes positivamente o bem, pedir por eles; não chegar a isso seria não perdoar de coração, não cumprir o mandamento do Senhor. (Alfonso Milagro)

A grande preocupação do ser humano é como fazer para tirar dos ombros a cruz. Desejamos uma vida sem nenhuma sombra de sofrimentos, sem dores, sem problemas; mas nesse afã sem medida encontramos nossa penitência.
Aquele que pretende encontrar um Cristo sem cruz encontrará uma cruz sem Cristo; e, uma cruz sem Cristo, mostra-se assustadora, amarga, insuportável de carregar nos ombros e impossível de levar no coração.
- Alfonso Milagro -

A vida de todos nós está muito cheia de preocupações, problemas, ansiedade, coisas que nos fazem sair demasiadamente de nós mesmos. É preciso reorganizar as coisas... estaremos dando ao Senhor tanto quanto Ele espera e exige de nós? É preciso voltar a reatualizar tudo, a soprar sobre as brasas, que sem dúvida nenhuma estão em nosso interior.
- Alfonso Milagro -

Na vida há ocasiões nas quais a dor ameaça os espíritos. O sofrimento, a cruz, é o meio pelo qual o cristão transmite a salvação. A cruz de cada batizado é uma participação na cruz de Cristo. Portanto, toda cruz levada por amor ao Senhor se transforma em uma fonte de salvação.
- Alfonso Milagro -

Jesus sofreu muitos insucessos. Humanamente falando, Jesus fracassou entre os seus...
Também nós, como apóstolos do Senhor, fracassaremos em algumas situações e o exemplo de Jesus nos ensina a saber fracassar e a não desanimar diante do fracasso.
Não temamos o fracasso do apostolado pois ele servirá de adubo para que a semente germine; tenhamos medo do fracasso do apóstolo, quando ele não cumpriu devidamente sua missão.
- Alfonso Milagro -

Sempre que nos afastamos de Deus, nos afastamos da fonte da felicidade e afundamos na humilhação mais abjeta. Ao invés de nos afastarmos, recordemos as vezes que Deus, nosso Pai celestial, nos recebeu com os braços abertos disposto à reconciliação, ao perdão e à paz.
Não deixe Deus esperar muito tempo; lança-te confiantemente em Seus braços abertos, pede perdão com humildade e confiança. A adversidade e os sofrimentos são meios dos quais se serve o Senhor para que levantemos nosso olhar para o céu!
- Alfonso Milagro -

No Evangelho Jesus nos ensina que não devemos colocar nossa confiança nas riquezas. Aproveita mais ao homem a verdadeira justiça, fundada na fé e na penitência, do que as riquezas e os prazeres. A riqueza material passa rapidamente; o eterno permanecerá para sempre. Lógico e prudente será assegurar o eterno com o reto emprego das riquezas.
- Alfonso Milagro -

Jesus pela paixão chega à ressurreição, e Seus discípulos devem seguir, visto que este é o único caminho de salvação.
É preciso saber beber a seu tempo o cálice amargo da Paixão - contradições, amarguras, tristezas, enfermidades, perseguições ou más interpretações - isto é o que purificará teu coração e o preparará para a glória da ressurreição e a alegria do triunfo em união com Jesus, Mestre e Senhor.
- Alfonso Milagro -

Levi seguiu Jesus abandonando tudo, e esta é a atitude que todo discípulo do Senhor deve adotar. Abandonar tudo, tudo sem exceção, sem restrições, sem limitações, sem esconder nada, sem regatear nada: Cristo se despojou de tudo por ti, até mesmo da própria vida; é justo que tu também respondas da mesma forma, abandonando tudo por Ele e não permitindo que nada no mundo ou na vida te possa afastar de Jesus.
- Alfonso Milagro -

Jesus sentiu compaixão do povo que tinha fome: fome de pão e fome de justiça e de verdade.
Devemos, como Jesus, sentir compaixão de todos e devemos expressá-la nos esforços que fazemos para dar o pão ao pobre faminto, mas também para apresentar ao rico os bens espirituais de que necessita.
Sejamos compassivos com todos os que têm alguma necessidade de ordem material ou espiritual, pessoal ou familiar, e socorramos todas as necessidades que estejam ao nosso alcance.
- Alfonso Milagro -

Jesus escolheu Levi para ser Seu discípulo, embora a profissão que ele exercia fosse considerada desonrosa e até mesmo imoral. Cristo não se fixa nisso... a Palvra de Jesus converte Levi em um homem novo com uma nova vida, com novos valores, com novas metas.
O Evangelho (a Palavra de Jesus) deve também mudar nossa vida pois fomos escolhidos e chamados, mesmo com nossos pecados passados, pelo Senhor Jesus para sermos seus discípulos.
- Alfonso Milagro -

Tendo Cristo conosco, vivendo com Deus em nós, sentindo em nosso coração a presença de Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, não existe nada que seja capaz de nos fazer perder o gosto por essa presença de Deus em nós; não existe nada nem ninguém que possa nos roubar a paz da alma.
- Alfonso Milagro -

As exigências da atual sociedade de consumo torturam o coração do homem, inclinando-o à ambição, ao desejo incontrolável de possuir mais e sempre mais.
Quando partirmos deste mundo, não levaremos senão nossas obras boas ou más; as boas para nossa tranquilidade e as más para nosso tormento.
As coisas não são importantes; o importante somos nós. As coisas não passam das barreiras do tempo; nós estamos destinados para a eternidade.
- Alfonso Milagro -

Pessoas simples sempre ficaram cativadas com as palavras de Jesus. Ele pregava e ensinava com palavras cheias de bondade, sempre amáveis e respeitosas, brotadas do coração.
No tratamento com os outros procuremos ser sempre amáveis e bondosos; não nos deixemos arrastar por nossos ímpetos; moderemos nosso nervosismo; suavizemos nossas palavras e expressões; graduemos o tom de nossa voz e tudo isso com qualquer pessoa com a qual falamos, mas muito em particular com os de nosso lar, nossa Comunidade e com aqueles com os quais com mais frequência tratamos.
- Alfonso Milagro -

Jesus, depois da multiplicação dos pães, despediu o povo, se afastou de seus discípulos e retirou-se para orar. Jesus nos dá o exemplo: tem tempo para o trabalho, para o apostolado, mas também devemos ter tempo para a oração; dedicamos tempo evangelizando pessoas mas também precisamos de tempo para conversar à sós com Deus.
Muitas vezes, as coisas não sucedem tão bem, não tanto porque não fazemos o suficiente, mas porque não juntamos à ação a oração!
- Alfonso Milagro -

Jesus sentiu compaixão dos que sofriam fome e cansaço. Deus é nosso bom Pai e, como tal, e movido pelo amor que nos tem, se preocupa com nossas necessidades não somente espirituais, mas também as materiais.
Se estendermos nosso olhar pelo mundo, veremos que são muitos os eu têm fome de Deus, também do pão da verdade, do pão da justiça e do pão do amor. Queira Deus que nosso coração se sinta tocado diante de tanta e tão urgente necessidade e saiamos ao encontro, para socorrer essas necessidades na medida de nossas possibilidades.
- Alfonso Milagro -

Quando existe malícia no coração, interpretam-se maliciosamente todas as coisas e mesmo as pessoas mais santas são julgadas de maneira má; isto deve nos mover a purificar nosso coração, para que não julguemos nunca as ações de nosso próximo, porque costumeiramente, quando vemos o mal nos outros, não é porque o mal esteja neles, mas sim porque o temos em nossos olhos manchados e corrompidos pela sujeira do nosso coração.
- Alfonso Milagro -

Foi admirável a fé dos homens que subiram ao telhado e por ele desceram o paralítico em sua maca até colocá-lo diante de Jesus.
A bondade de Jesus O move não somente a conceder o que lhe pedem, que é a saúde para o enfermo, mas também lhe devolve a saúde da alma, perdoando-lhe os pecados.
Deus não deixa nunca as coisas pela metade; coloca-te tu diante de Deus, com a mesma fé e a mesma confiança recuperarás a saúde de tua alma.
- Alfonso Milagro -

Por que não recorrer a Cristo, que é o único que tem respostas que satisfazem, palavras que dão vida, conselhos que orientam e graça que fortalece?
Por que não buscar em Cristo, nós que estamos cansados de buscar e de não encontrar, de pedir sem receber, de esperar sem possuir?
Nele acharemos pois Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida.
- Alfonso Milagro -

Cristo diz no Evangelho que Ele é a Luz. Quem não O segue caminha nas trevas, com todas as angústias e incertezas que as trevas levam consigo. Quem não segue Cristo não encontra explicação para muitas coisas da vida e, nada nem ninguém lhe pode dar a resposta.
Quando Cristo aparece em nossa vida, é como quando se acende uma luz: encontramos nEle a paz, a segurança e a orientação.
- Alfonso Milagro -

Jesus tocou os olhos dos cegos e imediatamente eles viram...
Hoje também todos necessitamos que se abram nossos olhos para podermos ver melhor as coisas de Deus. Nossos olhos, com frequência, ou se fecham ou se turvam para não ver as coisas do Espírito. Para ver as coisas de Deus, necessitamos ter um coração limpo.
Limpeza dos olhos, limpeza do coração, retidão de consciência para poder ver Deus e chegar ao conhecimento dos segredos divinos.
- Alfonso Milagro -

Jesus nos ensina que não basta uma simples ou teórica aceitação da Palavra do Pai, mas que se requer o cumprimento prático e real dessa divina vontade.
Não basta aceitar Jesus como Mestre, se depois não levamos à prática Seus ensinamentos, se não vivemos Suas Palavras e Sua Verdade; Jesus nos coloca em alerta contra o cristianismo de fachada, de simples fórmulas ou de simples aceitação de verdades e dogmas, mas que não chega a fazer com que essas verdades se tornem vida.
- Alfonso Milagro -

A verdadeira compaixão não se contenta com lamentar o mal; o repara se pode e, quando não o pode remediar, compartilha, ao menos, a aflição e a dor.
Jesus coloca toda a Sua onipotência a serviço de Sua compaixão.
Nos apresentadas centenas, milhares de ocasiões de exercer a compaixão com nosso próximo que sofre. Podemos sentir seus pesares e aflições e cumprir, assim o mandamento da caridade, amando, não com palavras, mas com atos e em verdade.
- Alfonso Milagro -

Cristo disse que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Se seguimos por esse Caminho, não nos extraviamos; se aceitamos viver a Verdade, não caimos no erro; se penetramos nessa Vida, afastamo-nos da morte.
Não nos afastando de Jesus caminhamos seguros!
- Alfonso Milagro -

Não basta ser pacífico; é preciso trabalhar pela instauração da paz entre os homens, no mundo todo.
Trabalhar pela paz é estabelecer aquelas condições de vida que façam feliz cada homem, seguro de si mesmo e de seu porvir; é suavizar relações humanas, solucionar problemas, criar ao nosso derredor um clima de compreensão, dar a cada um o seu, respeitando o direito de todos.
Bem aventurados os que trabalham pela paz!
- Alfonso Milagro -

Bem aventurados os misericordiosos porque obterão misericórdia.
A misericórdia é fruto de um coração terno e compassivo, que sabe sofrer com os que sofrem, chorar com os que choram e afligir-se com os que têm alguma aflição.
Ser misericordioso é derramar um pouco de doçura no coração amargurado, entronar algo de bálsamo no ânimo abatido e comunicar-lhe novas forças.
- Alfonso Milagro -

Bem aventurados os pacientes, porque receberão a terra por herança.
Paciente é quem conserva a calma no meio das tribulações, quem sabe dominar a si mesmo e mantém em seu interior a serenidade. A paciência é uma aceitação calma, sabendo que Deus tira bens dos males e das lágrimas faz brotar sorrisos.
Quando nada na terra pode ser um consolo, é então que Deus aparece no espírito do homem e o acalma, o consolo e chega até a fazê-lo feliz!
- Alfonso Milagro -

Bem aventurado os pobres, bem aventurado os mansos, bem aventurados os que sofrem, bem aventurados os pacíficos, bem aventurados os que têm fome e sede de justiça... Assim foi desenvolvendo Sua lição o Mestre de Nazaré. Ali aprenderam os homens que na vida existem certos valores que estão acima do valor do dinheiro; que existem certas coisas que não são materiais e que podem encher o coração humano.
Se algum dia nós homens nos decidíssimos a aceitar de maneira séria esses ensinamentos do Sermão da Montanha, a terra se transformaria em um remanso de felicidade e de paz.
- Alfonso Milagro -

Não existe coisa que Cristo nos recomende tanto em Seu Evangelho como a união entre todos os cristãos; é que o mundo necessita do testemunho de unidade que nós, os cristãos, devemos lhe dar, a fim de chegar a conseguir que todos os homens entendam que são irmãos e, consequentemente, se estimem como irmãos, se respeitem como irmãos e se ajudem como irmãos.
- Alfonso Milagro -

Cristo conta conosco; conta com nossa língua para a comunicação do Evangelho; conta com nossos pés, para nos dirigir aos irmãos afastados, a fim de trazê-los de volta ao bom caminho; conta com nossos olhos para poder detectar os ambientes nos quais se necessita da presença do Senhor; conta com nosso coração para atear fogo ao nosso derredor.
E, sobretudo, Cristo conta com nossa entrega, sem limites nem restrições, numa entrega desprovida de egoísmo. Cristo conta conosco, por mais difícil que se nos apresente.
- Alfonso Milagro -

Deus se serve de muitos meios para chamar os homens. Não importa o meio, contanto que saibamos escutar e seguir Sua voz.
Os discípulos que seguem Jesus convertem-se depois em comunicadores. Se nós encontramos o caminho da verdade, precisamos procurar que sejam muitos os que devem seguir por esse caminho.
- Alfonso Milagro -

Devemos caminhar diante do povo, iluminando-o com nossas tochas, e não atrás, queimando-as.
Todos devemos ser luz do mundo, diz-nos o Mestre Jesus. Se não podes ser uma estrela, sê pelo menos uma simples lâmpada: mas sê luz!
- Alfonso Milagro -

Devemos viver o Senhor diariamente, em todas as coisas, em todas as ocasiões e circunstâncias; isso porque o Senhor está precisamente nessas coisas: nas mais comuns e costumeiras, nas quais todos os dias vivemos, nas que sucedem umas depois das outras, impulsionadas pela inércia, pelos costumes.
Aí está o Senhor; é preciso saber descobri-Lo; deve-se aprender a senti-Lo; é necessário chegar a vê-Lo.
- Alfonso Milagro -

Encontrar o Senhor que passa pela nossa vida, perceber o Seu olhar que nos convida a segui-Lo, procurar conhecê-Lo melhor, ligar-se cada vez mais a Ele. Essas são as etapas da caminhada cristã. Estamos fazendo esses passos? Estamos seguindo Jesus?
- Pe. Antonio José de Almeida -

Cristo é a vida e, se nós queremos viver, é preciso que nós nos aproximemos de Cristo e vivamos Cristo.
Viver Cristo é viver Sua presença em todo momento e em toda atividade; viver a presença de Jesus é vivê-Lo deixando que atue em nós, isso é desprender-se de si mesmo e deixar-se imbuir de Cristo.
- Alfonso Milagro -

Estamos nos debatendo em ódios e divisões que não estão ajustados ao plano que Deus tem para Suas criaturas. Cristo é o único capaz de instaurar na terra e no coração do homem uma paz verdadeira. Nele e por Ele fica vencido o pecado, que é a causa da guerra e das discórdias entre os irmãos. Enquanto o pecado não morrer no coração do homem, a paz não deixará de ser um bem vindouro.
- Alfonso Milagro -